O governo da Indonésia aprovou nesta segunda-feira (28) o uso da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, para crianças e adolescentes com idades entre 12 e 17 anos. A decisão se deu por conta do aumento abrupto de casos da Covid-19 no país, que tem a quarta maior população do planeta.

Recentemente, a Indonésia registrou aumentos recordes no número diário de novas infecções pela Covid-19, chegando a registrar mais de 20 mil casos em um único dia. As autoridades do país acreditam que a subida no número de infecções se deu por conta do surgimento de novas variantes do vírus, além de viagens pelo país por conta do fim do Ramadã, o mês sagrado dos muçulmanos.

O pedido para uso da CoronaVac em crianças e adolescentes indonésios foi feito pela agência de alimentos e medicamentos do país (BPOM), um órgão local equivalente à nossa Anvisa. A recomendação foi prontamente aceita pela força-tarefa contra a Covid-19, uma espécie de gabinete de crise instalado na Indonésia para o enfrentamento da doença.

Tendência na Ásia

Criança sendo vacinada
CoronaVac já foi aprovada para uso em crianças na China. Crédito: Ira Lichi/Shutterstock

A Indonésia não é o primeiro país que aprova a CoronaVac para crianças e adolescentes, no início deste mês, a China aprovou o uso do imunizante da Sinovac para crianças a partir de três anos. Até o momento, a CoronaVac é uma das vacinas mais usadas no Brasil, contudo, sua aprovação por aqui é apenas emergencial e seu uso é vetado para menores de 18 anos.

publicidade

Leia mais:

A CoronaVac é o principal imunizante usado na Indonésia, uma vez que, o país do sudeste asiático recebeu em torno de 95 milhões de doses da vacina. Além dessas doses, os indonésios também contam com mais ou menos 10 milhões de doses da Oxford/AstraZeneca e um número não divulgado de doses da vacina chinesa Sinopharm.

A vacinação na quarta nação mais populosa do mundo caminha a passos lentos, tendo atingido em torno de 13,18 milhões de pessoas imunizadas com as duas doses, de acordo com dados divulgados pelo governo da Indonésia.

Com informações de O Globo

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!