Pela primeira vez, os cientistas do German Cancer Consortium descobriram células-tronco do sistema hematopoiético em glioblastomas, que é a forma mais agressiva de tumor cerebral. Elas promovem a divisão das células cancerosas e, ao mesmo tempo, suprimem a resposta imune contra o tumor. 

A descoberta pode abrir novas possibilidades para o desenvolvimento de imunoterapias mais eficazes contra os tumores cerebrais malignos. O instituto que realizou o estudo é um consórcio centrado em torno do Centro Alemão de Pesquisa do Câncer em Heidelberg e que tem parcerias de colaboração de longo prazo com centros oncológicos especializados em universidades por toda a Alemanha.

Os glioblastomas são os tumores cerebrais perigosos mais comuns em adultos, em que crescem difusamente no tecido cerebral saudável, sendo quase impossíveis de remover completamente por cirurgia.  “Os glioblastomas aparentemente criam um ambiente que suprime ativamente a resposta imunológica “, explicou Björn Scheffler, professor de Oncologia Translacional no Centro de Tumores da Alemanha Ocidental e complentou que “produzem mensageiros imunossupressores e, no ambiente imediato dos tumores, encontramos certos tipos de células imunológicas que suprimem especificamente a defesa imunológica.”

Através de amostras de tecido de 217 glioblastomas, 86 astrocitomas de grau II e III da OMS e 17 amostras de tecido cerebral saudável, os pesquisadores usaram análises de transcrição assistidas por computador para traçar perfis da composição celular.

publicidade
Duas células cancerosas em tons de rosa
Células cancerosas
(Imagem: Shutterstock)

Portanto, a equipe conseguiu distinguir entre os sinais de 43 tipos de células, incluindo 26 tipos diferentes de células do sistema imunológico. Eles descobriram células-tronco hematopoéticas e células precursoras em todas as amostras de tumor maligno, enquanto esse tipo de célula não foi encontrado em amostras de tecido saudável.

 “As células-tronco do sangue são encontradas na medula óssea, de onde fornecem ao corpo todos os tipos de células sanguíneas maduras, obviamente incluindo todos os diferentes tipos de células do sistema imunológico. As células-tronco do sangue do tumor cerebral em si nunca foram descritas antes”, comentou a autora principal Celia Dobersalske.

Leia também:

Além disso, essas células-tronco do sangue parecem ter características fatais, pois suprimem o sistema imunológico e estimulam o crescimento do tumor. Ao cultivar as células-tronco do sangue associadas ao tumor na mesma placa de Petri das células de glioblastoma, a divisão das células cancerosas aumentou.

Os Organoides tumorais – pequenos tumores crescidos em uma placa de Petri a partir de células tumorais cerebrais de pacientes individuais – reagiram às células-tronco do sangue também. Em que as células cancerosas formaram uma rede de processos celulares que as conectam.

Para investigar as células-tronco do tumor cerebral em mais detalhes, os autores extraíram células individuais do tecido fresco de pacientes, usando o sequenciamento da expressão gênica em 660 células individuais. Depois, criaram um perfil e o compararam com células da medula óssea e do sangue saudáveis. 

A análise desses dados levou a várias novas sugestões específicas de como essa população de células promotoras de tumor poderia se tornar inofensiva. Ademais, já se sabia que a partir de relatórios de pesquisa, as células-tronco do sangue na medula óssea tendem a amadurecer em tipos de células imunossupressoras durante a diferenciação no curso do câncer.

O especialista e último autor Igor Cima suspeitou que um fenômeno semelhante possa ser responsável pelas observações no glioblastoma Células-tronco do sangue associadas: “Agora podemos ver uma oportunidade de intervir a fim de modificar o processo de diferenciação das células-tronco do sangue associadas ao glioma, por exemplo, através de mensageiros celulares específicos e, portanto, evitar que o sistema imunológico seja bloqueado como resultado do tumor. As imunoterapias teriam, então, uma chance melhor de serem eficazes contra os glioblastomas. “

Fonte: Medical Xpress

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!