A Comissão de Concorrência e Consumo (ACCC), órgão ligado ao governo australiano, recomenda aos pais que mantenham suas AirTags longe do alcance de crianças, por preocupação com a saúde dos infantes.

Segundo a entidade, a preocupação vem da possibilidade – ainda que remota – de crianças engolirem a bateria que alimenta o dispositivo de localização da Apple. Segundo as especificações técnicas do aparelho, o modelo usado é o CR2032, um tipo comum de bateria de íon-lítio.

Leia também

De acordo com o órgão australiano, as AirTags até contam com travas de proteção contra o acesso de crianças. Mas ainda assim, um risco reduzido ainda é um risco.

publicidade

Caso uma criança consiga remover a bateria (que não é fixa à carcaça do dispositivo) e a engula por acidente, há uma boa chance de ela ficar alojada na garganta ou vazar no estômago. O resultado disso é o espalhamento de lítio pelos tecidos internos, queimando-os e causando danos por vezes irreparáveis.

Existem padrões internacionais que impedem que crianças tenham acesso livre a certos produtos – como remédios, por exemplo. O mais conhecido é o “aperte e gire”, usado na maior parte dos produtos com tampa.

As AirTags da Apple seguem alguns desses padrões, mas a ACCC afirma que soltar essa trava requer apenas um empurrão bem leve – algo que crianças podem perceber em um momento de curiosidade.

Veja o comunicado da entidade na íntegra, além do vídeo acima:

“A ACCC urge aos pais que se certifiquem de que suas AirTags sejam mantidas longe do alcance de crianças, já que nós já levantamos preocupações com a própria Apple sobre a acessibilidade e segurança do mecanismo [que solta a] bateria dentro do produto.

A ACCC está preocupada com a possibilidade de que o compartimento da bateria seja acessível a bebês e crianças, e a bateria seja removida com facilidade. Mais além, a tampa do compartimento de bateria da AirTag nem sempre se trava por completo durante seu fechamento. Um som característico indica que a tampa esteja fechada, sugerindo que ela esteja segura quando, na verdade, pode não estar.

Nós também estamos acionando outras entidades [em outros países] no que tange à segurança das AirTags, e pelo menos uma organização internacional de regulamentação de segurança também está examinando o produto neste momento.

Nós ressaltamos que a Apple já adicionou um alerta dentro da embalagem das AirTags. Entretanto, apenas isso não ataca as preocupações fundamentais sobre crianças serem capazes de acessar as baterias desses dispositivos”.

A Apple não respondeu às preocupações da ACCC.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!