Há apenas uma década, as opções de carros elétricos baratos eram extremamente limitadas. Em 2011, por exemplo, a única opção para um EV totalmente mais em conta era o Nissan Leaf por US$ 32.780. Dez anos depois, com o aumento da demanda e as melhorias tecnológicas exponenciais, mais opções acessíveis de veículos da categoria estão chegando ao mercado.

Agora, você pode obter facilmente um EV com autonomia de 320 km na faixa de US$ 30 a 40 mil (no Brasil, a partir de R$ 159 mil. Confira a lista aqui) e, ao contrário de uma década atrás, há uma opção para quase todos os designs de veículos: seja crossovers, sedãs, os carros esporte de duas portas, há mais elétricos disponíveis do que nunca no mercado mundial.

Leia mais:

Estes são os carros elétricos mais baratos que você pode comprar em 2021:

  • 2021 Volkswagen ID.4 Pro AWD: US$ 43,675
Volkswagen ID.4 Pro AWD é uma versão do modelo com maior autonomia. Imagem: Divulgação
Volkswagen ID.4 Pro AWD é uma versão do modelo com aceleração mais rápida. Imagem: Divulgação

O ID.4 Pro AWD é para aqueles interessados na versão com melhor mecânica do EV da Volkswagen, com aceleração mais rápida e recursos de tração nas quatro rodas. A opção conta com 295 cavalos de potência, derivados de um motor auxiliar no eixo dianteiro, fazendo uma atualização substancial em relação aos 201 cavalos na variante RWD. O modelo é, atualmente, o carro elétrico com tração nas quatro rodas mais barato.

publicidade
  • Preço: US$ 43,675
  • Autonomia: 400 km
  • 2021 Ford Mustang Mach-e Standard Range RWD: US$ 42,895
Ford Mustang Mach-E
Ford Mustang Mach-E. Imagem: betto rodrigues/Shutterstock

O Mustang Mach-e provou ser um dos melhores novos crossovers da Ford. Ao contrário de outros modelos da montadora estadunidense, o Mach-e tem um interior quase totalmente feito sob medida, tornando-o muito mais diferente dos veículos típico da marca.

Com a bateria básica e a configuração de acionamento traseiro de motor único, o Mach-e pode percorrer 370 km com uma única carga. Embora o valor da autonomia seja ligeiramente menor do que o ID.4 e o Bolt EUV, o carro elétrica produz cerca de 66 cavalos a mais, proporcionando uma experiência de direção mais envolvente.

  • Preço: US$ 42,895
  • Autonomia: 370 km
  • 2021 Volkswagen ID.4 Pro: US$ 39,995
Volkswagen ID.4, SUV elétrico da montadora alemã. Imagem: Volkswagen/Divulgação
Volkswagen ID.4, SUV elétrico da montadora alemã. Imagem: Volkswagen/Divulgação

Primeiro SUV do gênero da Volkswagen, o ID.4, é uma ótima opção entre os carros elétricos mais baratos. Embora sua experiência de direção seja bastante insípida quando comparada com a Mach-e ou Model Y, é um crossover prático para a família com uma cabine confortável e bom armazenamento interno.

O veículo conta alcance de 418 km, uma bateria integrada de 125 kW e três anos de carregamento rápido em corrente contínua (CC) gratuito através da Electrify America, uma subsidiária do Grupo Volkswagen da América.

  • Preço: US$ 39,995
  • Autonomia: 418 km
  • 2021 Tesla Model 3 Standard Plus: US$ 39,990
Tesla Model 3. Imagem: Tesla/Divulgação
Tesla Model 3, o “baratinho” da marca. Imagem: Tesla/Divulgação

Considerado o “baratinho” da marca de Elon Musk e um dos veículos mais seguros do mundo, o Model 3 Standard Plus é o principal carro elétrico atualmente à venda. Claro, ele rapidamente se tornou menos popular com os repentinos aumentos de preços da Tesla – no início de 2021, era possível adquirir o modelo por US$ 3 mil a menos.

Ainda assim, a opção mais básica do Model 3 é o padrão da indústria quando se trata de comparações, sem contar de todos os carros da lista, o “baratinho” da Tesla é o carro com maior autonomia e o mais rápido.

  • Preço: US$ 39,990
  • Autonomia: 423 km
  • 2021 Kia Niro EV EX: US$ 39,090
Kia Niro 2021 é SUV híbrido e um dos carros elétricos mais baratos no mercado. Imagem: Kia / Divulgação
Kia Niro 2021 é SUV híbrido e um dos carros elétricos mais baratos no mercado. Imagem: Kia / Divulgação

Compartilhando a mesma plataforma do Hyundai Kona, o Niro EV é um pouco maior e oferece um estilo diferente. Enquanto o Kona Electric tem um design muito distinto, o Niro soa mais conservador em sua aparência exterior e interior.

O veículo elétrico tem um alcance um pouco menor do que o Kona, com uma diferença de 30 km. Ainda assim, a 384 km, a autonomia é mais do que ampla e, com 200 cavalos de potência, fornece potência suficiente para impressionar.

  • Preço: US$ 39,090
  • Autonomia: 384 km
  • 2021 Nissan Leaf Plus: US$ 38,270
Nissan Leaf. Crédito: Nissan/Divulgação

Quando o Nissan Leaf Plus foi lançado em 2019, era um forte concorrente do Chevrolet Bolt. Agora, com a marca direcionando mais recursos para o próximo SUV elétrico (batizado de Ariya), o Leaf Plus está começando a cair de seu pedestal. Ao contrário de praticamente todos os seus concorrentes, a Nissan ainda não oferece um pacote com refrigeração líquida no modelos ou nas opções mais avançada – algo solicitado pelos clientes estadunidenses.

Além disso, ao contrário de praticamente todos os outros EVs disponíveis, a Nissan optou por usar um carregador rápido CHAdeMO, método já considerado ultrapassado pelos entusiastas de veículos elétricos.

  • Preço: US$ 38,270
  • Autonomia: 363 km
  • 2022 Hyundai Kona Electric: US$ 37,390
Hyundai Kona
Hyundai Kona. Imagem: Zavatskiy Aleksandr/Shutterstock

O Kona Electric é o primeiro crossover elétrico da Hyundai e compartilha sua plataforma com o Kia Niro EV – curiosamente, ambos têm preço semelhante. Com aceleração rápida, um belo interior e uma garantia básica de 5 anos, o carro é uma ótima opção barata.

Uma desvantagem é seu tamanho: o Kona é relativamente pequeno para um crossover medindo apenas 419 centímetros, que é apenas cerca de 3 centímetros mais longo que um Bolt EV ou 55 centímetros mais curto que um Model Y.

  • Preço: US$ 37,390
  • Autonomia: 415 km
  • 2021 Hyundai IONIQ EV: US$ 33,245
ioniq 5 hyundai
Hyundai IONIQ. Imagem: Hyundai/Divulgação

Boa opção? Talvez, mas o IONIQ EV está começando a aparentar certa idade em 2021. Lançado em 2017, o elétrico era uma opção decente, mas agora com muitos outros EVs acessíveis no mercado, o modelo não é mais tão atraente.

No entanto, se você ainda estiver interessado em um Hyundai elétrico, seria melhor dar uma olhada no Kona, que é um pouco mais caro, mas ainda está entre os mais baratos.

  • Preço: US$ 33,245
  • Autonomia: 273 km
  • 2022 Chevrolet Bolt EUV: US$ 33,000
Chevrolet Bolt EUV
Chevrolet Bolt EUV 2022 (a única diferença é que ele é um pouco maior). Imagem: Divulgação

Apesar do Bolt EUV ser o crossover mais acessível desta lista, ainda é um veículo altamente competitivo. Ao contrário da geração atual do Bolt, o veículo é 15 centímetros mais comprido. Ele oferece um interior muito mais substancial – quase um “Super Cruise” – e conta com muitas outras comodidades internas disponíveis, como um teto solar panorâmico e assentos ventilados.

O que não muda da versão mais básica do modelo (confira abaixo) é o motor frontal de 150 kW, que ainda é excelente. No entanto, a versão maior do Bolt registra menos autonomia do que a opção mais barata.

  • Preço: US$ 33 mil
  • Autonomia: 397 km
  • 2021 Nissan Leaf: US$ 31,670
Nissan Leaf. Imagem: Divulgação

Como o Nissan Leaf Plus, é difícil encontrar atualmente algo digno de nota sobre o veículo. Com um motor de 147 cavalos e uma bateria de 40 kWh, o Leaf permite um alcance de 241 km, mas sua bateria não é refrigerada a líquido, o que é muito decepcionante em 2021. A única razão para comprar atualmente o carro elétrico é se as concessionárias reduzir os preços do modelo…

  • Preço: US$ 31,670
  • Autonomia: 241 km
  • 2022 Chevrolet Bolt EV: US$ 31,000
Um dos carros elétricos disponíveis no Brasil, mas em nova versão: o Chevrolet Bolt 2022. Imagem: Divulgação
O Chevrolet Bolt 2022. Imagem: Divulgação

O Chevrolet Bolt EV 2017 foi um dos primeiros EVs de longo alcance verdadeiramente acessíveis, com 383 km. Cinco anos modelo depois, o 2022 Bolt EV está melhor do que nunca com um preço inicial de US$ 5.500 mais baixo, 416 km de alcance e, sem dúvida o mais vital, um interior e exterior completamente redesenhados.

Algumas das maiores áreas de crítica com o Bolt original foram o seu interior inadequado e o estilo externo genérico, e o modelo de 2022 tenta resolver os “puxões de orelha”. Apesar de todo o progresso, as duas áreas em que alguns encontram problemas são a baixa taxa de carga rápida e o trem de força FWD, mas venhamos e convenhamos: por US$ 31 mil, o Bolt é o carro elétrico barato com o melhor custo-benefício do mercado.

  • Preço: US$ 31 mil
  • Autonomia: 416 km
  • 2022 Mini Cooper SE: US$ 29,900
Mini Cooper SE é carro elétrico à venda no Brasil. Imagem: Divulgação
Mini Cooper SE é o carro elétrico mais barato no mundo atualmente. Imagem: Divulgação

Além de ser o carro elétrico mais barato da lista, o Mini Cooper SE também é o veículo Mini mais barato dos EUA. Ao contrário das opções desta lista, o Mini SE vem surpreendentemente equipado com um volante aquecido, bancos dianteiros aquecidos e faróis LED.

Além disso, combinado com sua excelente dinâmica de direção, o Mini Cooper SE é muito rápido, com um tempo de zero a sessenta km/h em apenas 6 segundos, de acordo com o site Inside EVs. A única desvantagem é o pacote i3 de 94Ah, dando-lhe um alcance de apenas 177 km.

  • Preço: US$ 29,900
  • Autonomia: 177 km

Fonte: InsideEVs

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!