Desde março deste ano, o WhatsApp liberou um recurso que vinha sendo requisitado há tempos pela sua comunidade de usuários: a possibilidade de realizar chamadas de voz e vídeo do app pelo computador. A novidade tornou-se ainda mais importante diante da tendência home office: além de não precisar segurar o smartphone durante a call, as ligações por desktops e notebooks permitem atividades paralelas, como execução de relatórios e navegação nos browsers.

Mas é importante não confundir: o recurso não foi disponibilizado (ainda) para o WhatsApp Web — aquele utilizado em navegadores —, e sim, para o aplicativo nativo voltado para computadores e notebooks. Basicamente, ambos funcionam de maneira similar, mas enquanto o primeiro utiliza o Google Chrome, Firefox ou outros browsers, o segundo depende apenas da instalação no dispositivo.

publicidade

Caso queira aprender como fazer chamadas no WhatsApp diretamente de seu computador e se livrar de vez das ligações pelo smartphone, acompanhe o passo a passo abaixo.

Como fazer chamados do WhatsApp pelo computador

Antes de começar o processo, será necessário baixar o aplicativo nativo do mensageiro para desktops. O download do app pode ser feito por meio deste link e, dependendo da velocidade de sua internet, não levará mais que alguns minutos — o arquivo possui aproximadamente 100 MB.

Feito isso, basta executar o arquivo baixado em seu dispositivo para que a instalação se inicie automaticamente.

Em dispositivos Windows 10

Com o app do WhatsApp instalado, verifique se as permissões de microfone e câmera de seu computador estão habilitadas. Para isso, clique no ícone do Windows, localizado no canto inferior esquerdo da tela, e vá em “Configurações”.

Passo a passo para realizar chamadas do WhatsApp em dispositivo Windows

Acesse “Privacidade”.

Acessando as configurações de privacidade do dispositivo

Nas seções “Câmera” e “Microfone”, verifique se os acessos aos recursos estão permitidos por aplicativos. Caso não estejam, basta ativar as chaves de habilitação.

Ativando a câmera do dispositivo
Ativando o microfone do dispositivo

Agora, basta abrir o app nativo do WhatsApp para desktop e realizar o acesso via QR Code com o seu smartphone. Assim que o app for aberto, serão exibidas as opções para chamadas de voz e vídeo.

Chamadas de voz e vídeo habilitadas no aplicativo do WhatsApp

Leia mais:

Em dispositivos Mac

Já para os computadores da Apple, são exigidos dispositivos macOS 10.13 High Sierra ou superior, mas a boa notícia é que o processo é bem semelhante ao do Windows 10. Para verificar as permissões de microfone e câmera, vá em “Preferências do Sistema” e entre em “Segurança e Privacidade”.

Habilitando chamadas do WhatsApp em dispositivo Mac
Acessando as configurações do dispositivo

Feito isso, verifique se o aplicativo do WhatsApp tem permissão para acessar a câmera e o microfone do dispositivo.

Habilitando a câmera do dispositivo
Habilitando o microfone do dispositivo

Após conferir as permissões, abra o app nativo do WhatsApp para desktop, escolhe a conversa desejada e inicie uma chamada de voz ou vídeo com o seu contato.

Chamada de vídeo pelo app do WhatsApp
Chamada de voz pelo app do WhatsApp

Vale frisar que as chamadas do WhatsApp pelo computador podem ser realizadas apenas entre duas pessoas. Ligações com três pessoas ou mais estão disponíveis somente pelo smartphone.

A orientação para as imagens nas ligações de vídeo podem variar. Se as chamadas do WhatsApp forem feitas de computador para computador, a imagem terá orientação horizontal, enquanto chamadas entre computador e smartphone exibirão uma imagem com orientação vertical na tela do desktop.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!