Um novo mod não oficial de ‘The Witcher 3‘ foi lançado recentemente, o que foi uma adição bem-vinda para os entusiastas da série. No entanto, a atualização criada por fãs trouxe uma grande controvérsia: a utilização de inteligência artificial (IA) para recriar a voz do protagonista do jogo, Geralt de Rivia.

A “DLC” batizada de ‘A Night to Remember’ não só traz novos conteúdos, mas também novas falas dos personagens. Então, o modder treinou um algoritmo de IA para imitar perfeitamente o ator Doug Cockle, que dá a voz ao personagem principal do jogo. A tecnologia em pleno funcionamento impressiona, porém assusta dubladores de games e outros especialistas da área. Confira, abaixo, o trailer do mod (e a voz artificial de Geralt):

Parte do problema reflete o aumento da automação no setor. Nas redes sociais e ao site Input Mag, artistas de voz disseram que estão nervosos e que a ideia, futuramente, pode fazer com que os estúdios de jogos tentem substituí-los por algoritmos sofisticados a fim de economizar alguns dólares. O mod de ‘The Witcher 3’ também levanta questões sobre o domínio que os dubladores têm sobre suas próprias vozes, bem como a arte envolvida em dar vida aos personagens.

“Se isso for verdade, isso é de partir o coração”, tuitou Jay Britton, dublador que já trabalhou em games como ‘Divinity: Original Sin 2’ e ‘Pathfinder’. “Sim, a AI pode ser capaz de substituir coisas, mas deveria? Nós literalmente temos que decidir. Substituir atores por AI não é apenas um campo minado legal, mas uma escolha totalmente sem alma. Por que não remover toda a criatividade humana dos jogos e usar inteligência artificial?”

publicidade

O modder nikich340, que está por trás do projeto de ‘A Night to Remember’, usou um software chamado CyberVoice para criar novos diálogos a Geralt. O programa é produto do Mind Simulation Lab, com sede na Rússia, e é costumeiramente usado para aplicar IA em personagens não jogáveis (NPCs) com os quais os jogadores interagem. Ao Input Mag, o CEO da empresa, Leonid Derikyants, explicou que a tecnologia é extremamente necessários para os jogos.

“Criamos versões digitais das vozes [dos atores] para que NPCs possam interagir com os jogadores, mesmo fora das missões da história principal, com a mesma voz [que foi gravada]”, disse ele. “E como eles formam suas respostas de forma independente e se lembram de fatos, é impossível expressar tudo com antecedência. Seria estranho se, nesse caso, falassem com uma voz diferente. É por isso que precisamos da tecnologia avançada de paródia de voz”.

Embora o Mind Simulation Lab já tenha trabalhado com dubladores, a voz de Geralt para o mod foi criada por meio do uso de trilhas de áudio gratuitas disponíveis e combinadas a voz original de Cockle. Como Derikyants explica, a Mind Simulation Lab realiza “trabalho de engenharia de som” que ajuda a alterar manualmente a voz para que seja semelhante ao original. Em seguida, a empresa treina sua síntese de voz no áudio. Derikyants diz “parodiar”, mas a qualidade final é muito melhor do que isso.

Uso de inteligência artificial para dublagem é tendência

A controvérsia do mod de ‘The Witcher 3’ chega um pouco depois da polêmica em torno dos trabalhos da Obsidian Entertainment. A desenvolvedora usa IA para ouvir o diálogo em voz alta antes de contratar um dublador, assim observando qual seria o melhor tipo de timbre para cada personagem, as entonações nas falas e etc. Para isso, a empresa trabalha lado a lado com a Sonantic, startup do Reino Unido que desenvolve tecnologias de voz artificial com “qualidade humana” – confira um exemplo abaixo:

Naturalmente, esse tipo de avanço deixa os dubladores de videogames nervosos. “Há a preocupação instintiva de ‘vai levar nossos empregos’, e eu acredito que, em alguns casos, isso vai acontecer”, afirmou Natalie Winter, dubladora em jogos como ‘Assassin’s Creed: Valhalla’, ao Input Mag.

Ela ainda aponta que, com a tecnologia cada vez melhor e a internet mais acessível, houve um boom na dublagem que pode ser feita em casa, algo que diminuiu o custo das empresas – que buscarão ainda mais baratear o serviço. “É triste pensar que se as vozes de IA se tornarem boas o suficiente para serem amplamente utilizadas, oportunidades [para dubladores] diminuirão novamente”.

O que o sindicato tem a dizer sobre isso?

Um porta-voz do sindicato de atores nos Estados Unidos (EUA), o Screen Actors Guild (SAG), emitiu nota sobre o assuntos e abordou como a IA de voz poderia afetar um ator em relação ao seu crédito. Se o uso indevido de fato ocorreu, e o dublador não faz mais parte do projeto, “as empresas de videogame não têm o direito de continuar usando a voz do artista para criar algo novo sem sua permissão”.

“Se o artista decidir permitir isso, negociaremos uma compensação justa”, continuou o representante, acrescentando que o sindicato quer “garantir que haja proteções que permitam visibilidade de como a voz de IA é usada, por quanto tempo e como que [os atores] estão alinhados com os projetos que as empresas escolhem”

Leia mais:

A Mind Simulation Lab respondeu dizendo que também presta atenção especial à ética da IA. De acordo com Derikyants, a voz paródia de Geralt não está disponível para uso público. No entanto, o modder de ‘A Night to Remember’ disse ao site que ele pediu “linhas de voz específicas” para a atualização, que a empresa russa prontamente forneceu.

De qualquer forma, a decisão de construir um mod de jogo inteiramente novo e usar AI para produzir novas falas na voz de um ator real é um passo notável. Agora, será interessante (e polêmico) ver se a prática fará seu caminho para um uso mainstream.

Fontes: Futurism e Input Mag

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!