Parceiro de longa data da Sony, o estúdio finlandês Housemarque foi adquirido pela companhia. A aquisição foi anunciada pelo chefe da PlayStation Studios, Herman Hulst, no blog oficial do console. É da Housemarque um dos mais recentes títulos exclusivos do PS5, ‘Returnal‘.

O último título do estúdio, aliás, parece ter sido fator decisivo na compra, a julgar pelo que Hulst escreveu no PlayStation Blog. “O recente lançamento de ‘Returnal’ pela Housemarque mostra que o estúdio é único em sua incrível visão”, afirmou o chefe da PS Studios.

Review de 'Returnal'. Imagem: Housemarque/Reprodução
‘Returnal’ é um dos títulos que, até agora, melhor explorou o potencial dos consoles da nova geração. Crédito: Housemarque/Reprodução

Ele também acrescentou que o estúdio finlandês é “capaz de criar novos jogos memoráveis, que ressoam em nossa comunidade”. Para Herman Hulst, a adição também “incrementa o poder criativo da PlayStation Studios”.

Leia mais:

publicidade

Bem antes de ‘Returnal’, a Housemarque já desenvolvia exclusivos para a Sony, como foi o caso de ‘Super Stardust HD’ (2007) e de ‘Dead Nation’, ambos para PS3. De lá para cá, o estúdio criou jogos para todos os consoles da companhia lançados a partir daí, incluindo PSP (‘Super Stardust Portable’), PS Vita (‘Super Stardust Delta’) e PS4 (‘Resogun’)

O cofundador e diretor-executivo da Housemarque, Ilari Kuittinen, também comentou a aquisição no PlayStation Blog. Recordando os trabalhos anteriores com a Sony, ele reforçou que ‘Returnal’ consolidou a voz do estúdio na indústria.

Jogo de tiro em terceira pessoa foi lançado em maio de 2021.

“Estamos muito empolgados por finalmente nos juntarmos à família PlayStation Studios”, afirmou Kuittinen. “Isso possibilita ao nosso estúdio um futuro claro e estabilidade para continuarmos nossa abordagem centrada na jogabilidade, enquanto experimentamos novas formas de narrativa”, disse.

Ilari Kuittinen ainda lembrou que a Housemarque é o mais antigo estúdio de videogames da Finlândia e que a aquisição possibilitará a expansão da empresa, fundada em 1995.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!