Autoridades do distrito de Dang, na Índia, proibiram fotos de selfies em pontos turísticos da região com o intuito de evitar acidentes. A nova regra, publicada em 23 de junho, também proíbe moradores de entrar em rios, mesmo que seja para lavar roupas, durante as monções – mudança de estações do ano – que é quando o país recebe muitos turistas.

“Com o início das monções, houve um grande fluxo de turistas em Dang. Enquanto desfrutam da natureza, muitos agem de forma irresponsável, tirando selfies que podem levar a acidentes que podem ser fatais. A notificação foi emitida para prevenir tais incidentes”, disse o juiz distrital TK Damor, acrescentando que as ordens são validas para todo o território, incluindo estradas e cachoeiras.

Distrito indiano proíbe selfies em pontos turísticos para prevenir acidentes. Imagem: Sumit Saraswat/iStock
Distrito indiano proíbe selfies em pontos turísticos para prevenir acidentes. Imagem: Sumit Saraswat/iStock

De acordo com o The Times of India, a Índia foi responsável por metades das mortes causadas por acidentes durante selfies entre 2011 e 2017, segundo a base de dados da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos. Em 2018, de acordo com o TNW Notícias, uma mulher escorregou e caiu de um penhasco de Satpura, no próprio distrito de Dang, ao tentar tirar uma selfie com a paisagem. Ela sobreviveu graças à alguns arbustos que a seguraram e impediram a queda.

Leia mais!

publicidade

Apesar da regra ser de segurança e fazer sentido diante da liderança do país em acidentes por selfies, muitos criticaram a decisão alegando que não faz sentido penalizar as pessoas por uma foto com amigos. O distrito de Dang é o primeiro do estado de Gujarat a proibir selfies em todo território.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!