Produtos e Reviews

Há 14 anos, o iPhone chegou para mudar o mundo das telecomunicações

Por Flavia Correia, editado por Rafael Rigues
29/06/21 17h11, atualizada em 30/06/21 12h55

Imagem: Arte 9to5mac

Nesta terça-feira (29), faz 14 anos que a Apple lançou o primeiro iPhone, um smartphone que chegou para mudar o conceito que o mundo tinha sobre telecomunicações. Na verdade, pode-se considerar que foi o início de uma revolução em basicamente todos os setores.

Primeiro, porque mudou, fundamentalmente, a maneira como quase todas as tarefas são realizadas, gerando produtos e ideias inteiramente novas. 

Em segundo lugar, o próprio lançamento do produto em si, e todas as estreias que se sucederam edição após edição, definiram um padrão muito característico da Apple. 

Adquirir um iPhone é como comprar o futuro

A expectativa gerada no público pelo primeiro iPhone foi algo sem precedentes na história da empresa, e, por que não dizer, de toda a indústria tecnológica. “Você não estava apenas esperando para comprar um produto, você estava esperando para comprar o futuro”, definiu bem o estrategista de marketing e designer de produto Parker Ortolani, em um artigo para o site de tecnologia 9to5mac.

Este álbum do Flickr reúne imagens curiosas do dia do lançamento do iPhone: fotos dos telefones que os clientes tinham enquanto esperavam na fila. Isso é realmente muito emblemático e destaca o quão importante foi aquele dia para aquelas pessoas e para toda uma geração.

Leia mais:

Outro catálogo de registros daqueles momentos pertence a um antigo entusiasta do varejo da Apple, Gary Allen, falecido em 2015. Sua página no Flickr está repleta de álbuns incríveis de inaugurações de lojas, lançamentos de produtos e outras curiosidades. E um dos melhores álbuns de Allen é da estreia mundial do iPhone na Apple Store de Palo Alto, na Califórnia.

Fãs da Apple em fila do lado de fora de Apple Palo Alto. Imagem: Gary Allen – Flickr

“Suas fotos capturam a primeira vez que os fãs da Apple fizeram fila em massa para colocar as mãos em um iPhone”, diz Ortolani. “Em todos os anos que se seguiram, os fãs continuaram a fazer fila para colocar as mãos na próxima geração do iPhone. A empolgação não iria diminuir, na verdade, eu diria que cresceu continuamente ao longo dos anos”.

Filas para comprar um iPhone são tradição até os dias de hoje

E as filas já viraram tradição. O cofundador da Apple, Steve Wozniak, foi o primeiro na fila em sua Apple Store local no Valley Fair Mall em San Jose. Uma foto capturou o momento em que as portas se abriram e Wozniak entrou na loja. Ele vestia uma camisa com os dizeres: “A fila começa aqui”. 

Steve Wozniak, cofundador da Apple, entra na Apple Store de Valley Fair Mall, em San Jose, para comprar o iPhone. Imagem: Anuj Biyani

Naquele dia, muitas pessoas usavam trajes para comemorar o lançamento, enquanto outras usavam camisetas para anunciar seus negócios, sabendo que a imprensa estava cobrindo o evento. 

Aqueles que compraram o primeiro iPhone naquele dia receberam uma sacola de compras especial de edição limitada, feita em papelão de alta qualidade, com alças de tecido. A embalagem tinha uma bela estampa de um iPhone brilhante na lateral com um texto embaixo. A bolsa agora é um item de colecionador, bem como as camisetas usadas pelos vendedores naquele dia, que hoje são vendidas como relíquias. 

Grande display de iPhone feito para o lançamento. Imagem: Ed Kohler – via 9to5mac

As cortinas sendo arrancadas, as enormes réplicas de telefones espalhadas pelas cidades e até a presença de celebridades, como Steve Jobs, também marcaram a data. 

Steve Jobs visita a Apple Palo Alto no dia do lançamento do primeiro iPhone.
Imagem: Gary Allen – Flickr

Não menos importantes do que todas as ações de marketing das lojas físicas, são aquelas relacionadas às lojas virtuais da Apple, a cada ano mais criativas e capazes de gerar mais empolgação e ansiedade no público. A estratégia de “interromper” a página para anunciar o lançamento do produto é quase como um “Desculpe-nos o transtorno, estamos em obra para melhor atendê-los”. E atende. Sempre melhor.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe sua opinião
Sugeridos pra você
Tags