O grande desejo humano visto em filmes futuristas desde sempre é o carro voador. O veículo que se move pelo ar aos poucos vai se tornando real, como o protótipo que completou o primeiro voo teste na Eslováquia, na última segunda-feira (28).

O carro batizado de AirCar voou durante 35 minutos, em uma viagem entre dois aeroportos do país. Ele saiu do Aeroporto Internacional de Nitra, quarta maior cidade da Eslováquia, e foi até o de Bratislava, capital eslovaca, um trajeto de cerca de 100 quilômetros.

Leia mais:

O protótipo da empresa Klein Vision usa um motor BMW e é movido à gasolina. O veículo voador alcança uma altitude de 2,5 mil metros e pode percorrer até mil quilômetros. Conversível no chão, ele abre rapidamente as asas para alçar voo.

publicidade

“AirCar, um veículo de dois modos, carro-avião, chegou mais perto da produção esta semana, cumprindo um marco importante no desenvolvimento em um voo de 35 minutos do aeroporto internacional de Nitra para o aeroporto internacional de Bratislava em 28 de junho de 2021″, diz a publicação da empresa no vídeo de divulgação.

Segundo a Klein Vision, esse foi o 142º pouso de sucesso do carro voador. O AirCar chega a uma velocidade de 170 km/h no ar e pode transportar duas pessoas, somando até 200 quilos. Ele, porém, ainda não é capaz de decolar ou pousar verticalmente, requerendo uma pista adequada para as manobras.

carro voador eslováquia3
O carro vira um esportivo no chão. Imagem: Klein Vision/Reprodução

“Depois de pousar, com o clique em um botão a aeronave se transformou em um carro esportivo em menos de três minutos e foi dirigido pelo centro de Bratislava, reduzindo o tempo médio de viagem do aeroporto em Nitra em um fator de dois”, explicou a montadora no fim do vídeo.

A Klein Vision pertence a Stefan Klein, que sonha em tornar os carros voadores uma realidade. A empresa trabalha no desenvolvimento do modelo desde 2017 e protege o veículo híbrido com 12 patentes, além de já ter custado 1,7 milhão de euros.

Via: CNN

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!