Uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) apontou que, em comparação com 2019, o e-commerce teve um crescimento de 68% nas vendas em 2020. O aumento levou o setor a ter uma porcentagem cerca de 5% maior no faturamento total do varejo, em comparação ao ano anterior.

Especialistas afirmam que a pandemia da Covid-19 foi a principal responsável pelo aumento repentino nas vendas dos comércios eletrônicos. Segundo a ABComm, 20,2 milhões de consumidores realizaram uma compra online pela primeira vez em 2020 e cerca de 150 mil lojas passaram a disponibilizar seus produtos nas plataformas digitais.

Até o momento, sabe-se que a alta de 2020 foi a maior já registrada pelo e-commerce brasileiro. A associação que representa o setor afirmou que foram mais de 301 milhões de compras feitas pela internet, em um valor médio de R$ 419.

Apesar do cenário atual estar favorável para investir no comércio eletrônico, é necessário uma série de estratégias para que sua loja gere bons resultados, afinal, a oferta dos mesmos produtos ou serviços online pode ser muito maior que a física.

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Pensando nisso, nós do Olhar Digital montamos uma lista com 6 ferramentas que podem te ajudar a ter um e-commerce de sucesso. Confira!

  • Redes sociais

As redes sociais são um dos principais fatores presentes em um e-commerce de sucesso.

Além de facilitar a busca de usuários por sua loja online, elas podem auxiliar nas estratégias de marketing em prol do aumento da popularidade do negócio – e consequente aumento nas vendas.

As redes também funcionam perfeitamente como ferramenta de comunicação entre o cliente e a empresa – especialmente para companhias que estão no início de suas jornadas online e não possuem tanto investimento em diversas ferramentas.

Teclado branco com o logo de diversas redes sociais no lugar das teclas
Presença nas redes sociais garante sucesso no e-commerce. Imagem: Pingebat/Shutterstock

A relação do e-commerce com as redes sociais é tão importante que as próprias plataformas estão investindo na construção dessa ligação. O Facebook e o Instagram, por exemplo, já possuem em seus aplicativos seções para que os usuários realizem compras online. Enquanto o TikTok está começando a testar uma ferramenta parecida em seu aplicativo, com a aba “Compras”.

Leia também!

  • Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que atua como um facilitador para que as empresas gerenciem de maneira mais fácil e prática a sua presença dentro do Google, seja no campo de pesquisas, seja para o Maps.

Página do Google My Business na Play Store
Plataforma do Google permite gerenciamento de empresas. Imagem: Funstock/Shutterstock

A plataforma permite que os donos de estabelecimentos comerciais ou organizações editem as informações sobre produtos e sobre as próprias empresas, que ficarão disponíveis para clientes. Também é possível interagir com os consumidores por meio da plataforma, respondendo as avaliações e postagens sobre produtos ou serviços.

Além disso, a ferramenta do Google apresenta dados sobre a presença dos e-commerces e seu desenvolvimento nas mídias sociais e como os clientes são atingidos por seus produtos.

  • Google Analytics

Ainda sobre o Google, se você já possui o site da sua loja configurado, o Analytics é uma boa forma de acompanhar como anda a tráfego virtual no seu comércio.

A ferramenta apresenta dados sobre produtos e setores mais acessados no seu site, número de visitas e até mesmo quanto tempo os seus usuários ficam dentro da sua plataforma, facilitando a tomada de decisões e estratégias de marketing.

Lupa mostrando o site do Google Analytics
Google Analytics permite o acompanhamento do tráfego dos sites. Imagem: IB Photography/Shutterstock
  • Canva

Pensando na sua estratégia para as redes sociais ou comunicação digital, é possível utilizar o Canva.

O editor de imagens é interessante para quem não tem muita habilidade com design, com layouts pré-configurados ou criados a partir do zero para garantir a identidade visual do seu negócio e fazer todo tipo de comunicação, de posts em redes sociais às comunicações disparadas por via e-mail marketing.

  • JivoChat

Levando em consideração que uma boa relação com o cliente é o principal fator de um negócio de sucesso, o JivoChat visa auxiliar neste processo.

A ferramenta gratuita funciona como um facilitador de atendimento ao cliente, permitindo conversas via chat online, Facebook Messenger, WhatsApp e Telegram.

  • Melhor Envio

Outro ponto muito importante do sucesso do e-commerce é o envio rápido e seguro dos pacotes. No entanto, muitas empresas ainda enfrentam problemas com a logística das entregas.

Para que empreendedores não sofram tanto, a ferramenta “Melhor Envio” disponibiliza uma cotação gratuita das principais transportadoras, incluindo os Correios.

A plataforma apresenta valores e prazos de diferentes modalidades de transporte, além de permitir o rastreamento do envio.

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