O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 começou. Nesta quarta-feira (30), foram abertas as inscrições para as provas impressa e digital. Os candidatos que desejam participar precisam se registrar ate às 23h59 do dia 14 de julho.

Esse ano, algumas coisas vão ser diferentes. Tanto a edição impressa quanto a digital vão ocorrer no mesmo dia, nos domingos 21 e 28 de novembro. Além disso, ambas as provas vão contar com questões iguais. Lembrando que mesmo a prova digital acontece dentro das escolas, não há opção de fazer o exame em casa.

A taxa de inscrição é de R$ 85. O prazo para solicitar isenção acabou no fim de maio. Mesmo candidatos que conseguiram o direito de não pagar a taxa precisam fazer a inscrição normalmente.

Outra novidade é que a prova digital do Enem 2021 vai contar com adaptações para candidatos com deficiência, como versão com contrates para alunos de baixa visão, além de um local adaptado. A expectativa é de que outras melhorias sejam adicionadas.

publicidade

Inscrições para o Enem 2021

Apesar das inscrições se encerrarem no próximo dia 14, os candidatos terão até o dia 19 de julho para realizarem o pagamento.

Para se inscrever, é necessário acessar a página do participante do Enem 2021 no site do Ministério da Educação. Na página, uma assistente virtual vai guiar o candidato durante o processo. É necessário informar CPF, data de nascimento, endereço, e responder um questionário socioeconômico de 25 perguntas.

Leia mais:

No dia 21 de novembro, primeiro dia de prova, os participante vão responder a 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e fazer a redação. No outro domingo, dia 28 de novembro, vão ser aplicadas as 45 questões de ciências da natureza e outras 45 de matemática. O segundo dia conta com 30 minutos a menos de prova.

No horário de Brasília, em 21 de novembro os portões abrem 12h e fecham a 13h. A prova começa 13h30 e vai até às 19h. No dia 28 de novembro a única diferença é que o encerramento da prova acontece às 18h30.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!