A Porsche está planejando um recall mundial de um de seus modelos elétricos, o Taycan, por conta de uma falha de software do veículo. De acordo com representantes da empresa, que preferiram não se identificar, o defeito pode causar uma falha repentina de energia, levando ao desligamento do veículo e possíveis acidentes.

A decisão da montadora alemã segue alguns relatos de donos do modelo nos Estados Unidos, que alegam que seus carros estariam mudando abruptamente para o modo de emergência. Esse problema levou a Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário (NHTSA) a realizar uma investigação.

publicidade

Após alguns meses de investigação, a NHTSA arquivou a investigação e descreveu o problema como perda da força motriz em movimento a qualquer velocidade.

Leia mais:

Representantes da empresa, ouvidos pela Bloomberg, informaram que o anúncio oficial do recall deve ser feito dentro de alguns dias. Contudo, ainda não houve nenhum acidente ou pessoas feridas por conta dessa falha. Procurado para se pronunciar oficialmente sobre o caso, um porta-voz da empresa não quis comentar o caso.

Problemas da eletrificação

Tesla Model Y Branco Estacionado
Tesla deve convocar recall de mais de 285.000 carros na China. Crédito: Wikimedia Commons

A necessidade de um recall justamente do primeiro modelo totalmente elétrico da marca, realça os desafios técnicos acerca do lançamento de veículos equipados com softwares cada vez mais sofisticados em grande escala.

No início do ano, alguns motoristas do Porsche Taycan, que é alimentado por uma bateria de 800 volts, reclamaram que seus carros estavam parando repentinamente. Todas essas reclamações deixavam claro que o problema ocorria sem nenhum tipo de aviso mecânico ou notificação no computador de bordo.

Lançado em 2019, o Taycan foi o primeiro carro totalmente elétrico da Porsche, apontando uma guinada da empresa para um futuro que caminha a passos largos para a eletrificação. Desde então, o resultado mostrado pelo modelo tem agradado à Volkswagen, que é a dona da empresa, com vendas correspondentes às do 911, um dos clássicos da marca.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!