A nave de carga russa Progress MS-17 chegou à Estação Espacial Internacional (ISS) após uma viagem de mais ou menos dois dias. O cargueiro levou alimentos e suprimentos para a tripulação da estação, além de combustível para o posto avançado na órbita baixa da Terra.

O Progress MS-17 se acoplou ao mini módulo de pesquisa Poisk, em uma parte da ISS que está voltada para o espaço do segmento russo da estação espacial. A chegada da nave aconteceu por volta das nove da noite desta quinta-feira (1), no horário de Brasília.

O lançamento da espaçonave aconteceu na última terça-feira (29) do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Em seu caminho até a ISS a Progress MS-17 completou 34 órbitas terrestres. Existia um risco que, durante a viagem, a nave chegasse bem perto de duas peças de hardware da SpaceX.

Impacto evitado

Em comunicado, a agência espacial russa (Roscosmos) detalhou que um satélite da Starlink e um fragmento de um foguete Falcon 9 deveriam se aproximar perigosamente da nave em 1º de julho. Contudo, os controladores de voo conseguiram contornar a situação com relativa facilidade, não sendo necessária nenhuma manobra para evitar um impacto.

publicidade

Enquanto o satélite da Starlink passou a uma distância de mais ou menos 1,6 quilômetro da nave, o fragmento de um foguete Falcon 9 passou a cerca de 500 metros. Os dois encontros, que não representaram riscos à nave russa, aconteceram em um intervalo de em torno de três minutos.

Leia mais:

O Progress MS-17, que é o 78º cargueiro russo a ser lançado para a Estação Espacial Internacional desde agosto de 2000, vai passar em torno de cinco meses acoplado no módulo Poisk. O cargueiro está programado para se desacoplar automaticamente no final de outubro.

Com informações do Space

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!