A Nasa segue na tentativa de descobrir o que causou o problema que atingiu o computador de carga útil do telescópio Hubble, colocando vários de seus instrumentos científicos em modo seguro desde o dia 13 do mês passado, ou seja, há quase 20 dias.

Telescópio Hubble entrou em modo de segurança há cerca de vinte dias, e a Nasa continua investigando o que ocasionou o problema. Imagem: AleksandrMorrisovich – Shutterstock

Quando o computador de carga útil parou, a espaçonave parou de coletar dados. A boa notícia é que o telescópio em si e seus instrumentos científicos permanecem em boas condições e, desde que a falha ocorreu, foram colocados em modo de segurança.

publicidade

Já foram analisadas várias combinações de hardware do computador de carga útil principal e de backup que apresentaram o mesmo erro – os comandos para gravar ou ler da memória não tiveram êxito.

Como é bastante improvável que todos os elementos de hardware individuais tenham uma falha, a equipe passou a investigar outro hardware como o possível culpado: a Unidade de Comando / Formatador de Dados Científicos (CU / SDF).

publicidade

O primeiro formata e envia comandos e dados para destinos específicos, incluindo os instrumentos científicos. Já o segundo formata os dados coletados pelos instrumentos científicos para a transmissão para a Terra. 

Leia mais:

publicidade

Mas, a raiz do problema não estava ali. Mudar para o controlador de backup também não corrigiu a falha; independentemente da combinação de controlador e módulo de memória usada, o Hubble continuava sem conseguir ler ou gravar na memória.

Com essa informação, os controladores voltaram sua atenção para outro lugar. Os candidatos principais agora são a fonte de alimentação, o barramento de dados e o processador de formatação de dados. 

publicidade

Telescópio Hubble ainda pode durar por muitos anos

Ainda é possível alternar para o controlador e memória de backup, mas a sequência do procedimento será diferente, com base exatamente no que está com defeito. Em um comunicado à imprensa, a Nasa se referiu a esse processo como “mais complexo e arriscado”.

Ainda não é hora, contudo, de perder as esperanças. É bom lembrar que  um formatador de dados falhou em 2008, e a Nasa mudou com sucesso para backups, que operaram até que uma missão de serviço substituiu o hardware com falha.

Dado que a agência não tem mais acesso a um veículo projetado para esses tipos de missões de serviço, obter um backup funcional no local será essencial se quisermos estender por mais anos esse observatório único.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!