Crianças estão falsificando testes positivos de Covid-19 usando suco de fruta e refrigerante. Vídeos nas redes sociais feitos principalmente na Inglaterra mostram a bebida sendo usada para forjar o resultado do vírus.

A escola Gateacre, em Belle Vale, Liverpool, pediu aos alunos do 7º, 8º, 9º e 10º anos que não comparecessem nas aulas esta semana, pois alguns alunos deram positivo. A escola alertou os pais para ficarem atentos depois de tomar conhecimento dos vídeos.

Apesar disso não há evidências de que os alunos usaram suco de fruta para criar o “falso positivo”. “Você pode ser mais vigilante quando seu filho estiver fazendo os testes LFD. Além disso, lembre-os de que um teste LFD positivo deve ser seguido por um teste PCR confirmatório”, disse a instituição.

Testes positivos falsos

A falsificação é feita em testes LFD, que usa uma pequena amostra de sangue do paciente. Se o vírus estiver presente ele reage com o material do teste e o positivo é marcado. Esse modelo é diferente do PCR, que retira amostras do nariz e não pode ser falsificado dessa forma.

publicidade

Leia mais!

“Não temos evidências de que isso esteja ocorrendo em nossa comunidade. No entanto, pensamos em compartilhar isso com nossos pais para que eles ficassem cientes da prática e supervisionassem os testes caseiros de seus filhos, sempre que possível, ao usar os testes LFD”, disse o diretor da escola, Gareth Jones.

“Também defendemos que qualquer resultado positivo obtido de um teste LFD seja confirmado pela obtenção de um teste PCR usando uma das muitas instalações de teste em toda a cidade, completou ainda.

Frutas e refrigerantes são muito mais ácidos do que o corpo humano, o que facilita a falsificação do teste. Provavelmente algum elemento da bebida está afetando a função dos anticorpos presente na fita que reage com o líquido.

Via MedicalXpress

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!