Nesta quarta-feira (30), o Google anunciou a data para uma mudança para os desenvolvedores do Google Play anunciado durante o Google I/O, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de maio deste ano. A partir de agosto, novos aplicativos do Play deverão ser publicados usando o formato Android App Bundle, e não mais o APKS. 

A partir do próximo mês, novos aplicativos do Google Play deverão ser publicados usando o formato Android App Bundle no lugar do APKS. Imagem: Wikimedia Commons

Segundo o site The Verge, os smartphones ainda farão download de aplicativos como APKs, mas os pacotes de aplicativos criarão APKs otimizados para os dispositivos.

Em uma página do Google sobre o Android App Bundle, a empresa lista muitas melhorias potenciais com o novo formato, como downloads de aplicativos menores para os usuários. Mas, tem um “problema”: Android App Bundles são um formato que apenas o Google Play usa, o que pode complicar a redistribuição de aplicativos.

Atualização do Google chega poucos dias depois de anúncio da Microsoft sobre Windows 11 

O momento do anúncio do Google chega poucos dias após a Microsoft divulgar o Windows 11, que tem a capacidade de permitir o sideload de aplicativos Android como APKs. 

publicidade

Leia mais:

Essa mudança do Google para App Bundles pode significar que haverá menos aplicativos disponíveis para serem executados no novo sistema operacional da Microsoft, embora seja possível também obter aplicativos para Android no Windows 11 via Amazon Appstore.

De acordo com o Google, o requisito para usar Android App Bundles só se aplica a novos aplicativos. “Os aplicativos existentes estão atualmente isentos, assim como os aplicativos privados publicados para usuários do gerenciamento do Google Play”. 

Então, se você é um desenvolvedor que planeja lançar um novo aplicativo, tem pouco tempo para se certificar de que está usando o novo formato.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!