Neste domingo, dia 4 de julho, os norte-americanos comemoram o Dia da Independência dos Estados Unidos. Para o resto do mundo, é o dia em que Will Smith salvou a humanidade. O filme ‘Independence Day’ foi lançado neste dia há 25 anos e, agora, o diretor Roland Emmerich revelou que precisou brigar para conseguir a data de estreia.

Um quarto de século após o lançamento do filme, Emmerich finalmente contou que precisou batalhar com a Fox pelo dia 2 de julho, para casar com a história do longa, disputando com um diretor de peso. “Eu disse ao estúdio: ‘Existe um filme de Tim Burton. É uma comédia. A comédia não pode sair primeiro'”, contou Emmerich ao The Hollywood Reporter.

Leia mais:

A comédia em questão era ‘Marte Ataca’, que estava programado para chegar aos cinemas em agosto de 1996. O filme de Tim Burton acabou estreando apenas no dia 13 de dezembro daquele mesmo ano, nos EUA. “‘Então, temos que combinar o Dia da Independência'”, relembrou Emmerich.

publicidade

Mas, como ‘Independence Day’ não foi bem nos testes, Bill Mechanic, então chefe da Fox, a data desejada pelo diretor foi questionada. “[Ele] veio até mim e disse: ‘Testamos o título. Não está funcionando muito bem. Queremos estrear este filme no Memorial Day'”, rememorou Emmerich.

Firme em sua decisão, o diretor voltou a bater o pé e reforçar seu ponto de vista. “Eu disse: ‘Que azar. Continua sendo ‘Independence Day’. Será lançado no Dia da Independência'”, emendou Roland Emmerich. Ele, enfim, conseguiu a data de estreia que queria.

Só que houve outro porém. O estúdio não estava muito de acordo com a ideia de mostrar a Casa Branca sendo destruída por alienígenas. Essa parte foi revelada por Emmerich junto ao roteirista Dean Devlin. “Uma das coisas que tivemos no início foi a ideia de explodir a Casa Branca em um anúncio de TV”, lembrou Devlin.

A ideia do anúncio era mostrar as sombras no dia 2 de julho, o fogo chegando no dia 3 de julho e a Casa Branca explodindo no dia 4 de julho. “Era um conceito tão simples e a Fox odiava”, explicou Emmerich. O estúdio achava a cena insensível após o atentado terrorista doméstico de 19 de abril de 1995, no centro de Oklahoma City.

independence day - 20th century fox
O diretor travou uma árdua batalha também pelo trailer de ‘Independence Day’. Imagem: 20th Century Fox/Divulgação

Eles conseguiram manter a cena e o primeiro trailer do filme estreou durante o Super Bowl XXX, em 28 de janeiro de 1996, decisão da NFL, liga de futebol americano, entre Dallas Cowboys, vencedor, e Pittsburgh Steelers.

‘Independence Day’ tinha como protagonista Will Smith, no papel do capital Steve Hiller. Bill Pullman atuou como o presidente Thomas J. Whitmore. Além deles, o elenco do filme contou com Jeff Goldblum, Vivica A. Fox e Brent Spiner. Em 2016, Emmerich, Pullman e Goldblum estiveram presentes na sequência, também da Fox, ‘Independence Day: O Ressurgimento’.

Via: CBR

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!