O Google pode, em breve, enfrentar um processo coletivo nos Estados Unidos sob a acusação de que a empresa estaria infringindo a privacidade dos usuários com o seu assistente de voz, o Google Assistente.

Segundo reclamantes, o Google (e sua controladora Alphabet) teria violado as leis de privacidade da Califórnia, além de algumas quebras de contrato.

A juíza federal Beth Labson Freeman, do Tribunal Distrital dos Estados Unidos, emitiu uma decisão no final da última semana, a qual permitiu que reclamantes entrassem com a ação.

O Google utiliza o assistente de voz para captar e analisar conversas de usuários para fins de publicidade direcionada.

publicidade
Logo do Google Assistente
Google será processado por usar indevidamente o assistente de voz. Google Assistente Imagem: Shutterstock

Os reclamantes alegam, ainda, que o recurso não possui a interpretação exata das frases e, por isso, não deveriam ser usadas em publicidade.

Para a juíza, a questão mais grave com relação à coleta e análise de conversas privadas de pessoas que possuem os dispositivos do Google com o assistente embutido é que elas não sabem que, mesmo quando o recurso é ativado acidentalmente, ele capta as conversas.

Mesmo que a empresa esclareça em sua política de privacidade como o Assistente coleta e usa os dados, “ela não informa suficientemente aos usuários que usará as gravações feitas na ausência de ativação manual ou expressões para comandos”, diz a magistrada.

Além disso, devido a frequência com que os usuários usam a ferramenta, eles deveriam ter garantias de privacidade ao falar, acrescentou.

Para o Google, a empresa não violou leis e não vê os reclamantes como prejudicados já que a empresa “nunca promete que o assistente será ativado apenas quando os reclamantes o fizerem”, dizia um trecho do documento emitido pela companhia, o qual negava a solicitação.

Os danos aos reclamantes da ação coletiva não foram especificados e, nem o Google ou os advogados de ambas as partes se pronunciaram à imprensa.

Leia mais!

O Google Assistente é uma ferramenta acionada por voz com o seguinte comando: “Ok Google” ou “Hey, Google”.

A funcionalidade é parecida com outros assistentes do tipo, como a Siri, da Apple, ou a Alexa, da Amazon.

Também desenvolvemos um breve truque que pode te ajudar a identificar se o recurso está ou não te ouvindo. Para vê-lo, clique aqui.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!