Arqueólogos descobriram esqueletos bem preservados, incluindo dois restos mortais de bebês vikings (possivelmente gêmeos) na cidade de Sigtuna, na Suécia. As tumbas foram encontradas em abril durante uma pesquisa de rotina em uma área onde uma casa seria construída.

Ao todo, foram descobertas oito ossadas datadas de mil anos: quatro adultos e quatro crianças. Segundo os pesquisadores, como se trata de um sepultamento cristão, os mortos eram vikings que em algum momento se converteram ao cristianismo

Johan Runer, que liderou as escavações no local, disse que o “caráter cristão” das sepulturas era óbvio por conta da maneira como os corpos foram dispostos. O especialista declarou que na época as pessoas eram enterradas de costas em uma posição específica (leste-oeste), enquanto quem seguia as crenças dos vikings era geralmente cremado. 

Leia mais:

publicidade

Depósitos de carvão e caixões parcialmente queimados também foram encontrados, sugerindo que rituais envolvendo fogo fizeram parte dos enterros.

Montes de pedras também foram vistos no topo de outras quatro tumbas. Uma característica, segundo Runer, presente nos primeiros túmulos cristãos nesta região da Suécia, que fica localizada a 37 quilômetros da capital Estocolmo.

Tumba de bebês vikings

Os arqueólogos revelaram que uma das tumbas escavadas pode conter os corpos de dois gêmeos vikings. Runer descreve que em um dos túmulos havia “dois bebês muito pequenos”, aparentemente com a mesma idade.

As tumbas também continham vários artefatos distintos da época. Um dos indivíduos, por exemplo, foi enterrado usando um cinto de couro com acessórios feitos de ferro e liga de cobre.

Moedas de prata também foram encontradas em sua boca, outra prática “bastante comum” para os sepultamentos cristãos do período viking, finalizou Runer.

Fonte: Science Alert

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!