Cientistas identificaram um novo gênero de dinossauro ao analisarem um fóssil de mandíbula descoberto na Espanha. Com aproximadamente 8 m de altura, o réptil seria parecido com o Iguanodonte, e teria o tamanho de um caminhão. A descoberta foi divulgada nesta quarta-feira (7), por meio de artigo publicado na revista PLOS ONE.

Portellsaurus sosbaynati, recém-descoberto por meio de uma mandíbula desenterrada em 1998, na Espanha. Imagem: Santos-Cubedo et al, 2021, PLOS ONE

Portellsaurus sosbaynati era um dinossauro herbívoro da família dos Ornithischia (ornitópodes), tendo uma ligação muito próxima com espécies cujos fósseis foram encontrados recentemente na China e na Nigéria.

De acordo com o artigo, o fóssil usado na pesquisa foi originalmente descoberto por um trio de cientistas em 1998, em uma escavação realizada no sítio “Mas de Curolles-II”, em Portell de Morella, município da província de Castelló.

Cerca de 25 espécies de dinossauros foram descobertas na Espanha

Segundo o site espanhol La Vanguardia, com esse, já existem cerca de 25 espécies de dinossauros descobertas no país. A equipe de pesquisa afirma que a identificação do Portellsaurus como uma espécie única (batizada com o nome da região em que foi descoberto) fornece uma visão crucial sobre a evolução dos hadrossaurídeos no período Cretáceo.

Os hadrossaurídeos são uma família de dinossauros herbívoros, ornitópodes, dotados de três dedos, geralmente bípedes e de grande ou médio porte, que se destacam pelas mandíbulas achatadas, de formato semelhante ao de um bico de pato e estrutura pélvica superficialmente parecida com a de aves.