Programado para decolar no fim de outubro, o telescópio espacial James Webb acaba de passar por uma importante revisão, segundo o site Space.com. A inspeção foi feita pela Agência Espacial Europeia (ESA), uma das parceiras da Nasa na missão. A agência espacial norte-americana também conta com o apoio da Agência Espacial Canadense (CSA) nessa empreitada.

Com essa revisão, está tudo certo para seu lançamento do topo de um foguete Ariane 5, em uma missão que envolve US$9,8 bilhões. 

“Este marco importante, realizado com a Arianespace, o provedor de serviços de lançamento do telescópio James Webb, confirma que o Ariane 5, a espaçonave e o plano de vôo estão definidos para o lançamento”, escreveram funcionários da ESA em comunicado, na última quinta-feira (1). “A revisão também fornece especificamente a confirmação final de que todos os aspectos do veículo de lançamento e da espaçonave são totalmente compatíveis”, garantem.

Telescópio James Webb será lançado a bordo de um foguete Ariane 5.
Imagem: PRILL – Shutterstock

A CSA forneceu o sensor de orientação do telescópio e um de seus instrumentos científicos. Por sua vez, a ESA também está contribuindo com alguns equipamentos científicos para a missão e com serviços de lançamento, como o próprio foguete Ariane 5, responsável por levar o James Webb à órbita.

publicidade

Leia mais:

Telescópio James Webb estudará estrelas e galáxias mais antigas do Universo

Segundo as agências espaciais envolvidas, o lançamento acontecerá no espaçoporto europeu em Kourou, na Guiana Francesa. As equipes da missão estão trabalhando para uma data de preparação do lançamento em 31 de outubro, mas é improvável que o lançamento realmente ocorra no Halloween.

Telescópio espacial James Webb, da Nasa, durante as operações de teste no Parque Espacial Northrop Grumman, na Califórnia. Ele está programado para ser lançado até novembro de 2021. Imagem: Nasa / Chris Gunn

“A data precisa após 31 de outubro depende do cronograma de lançamento do espaçoporto e será finalizada mais perto da data de prontidão de decolagem”, informou a ESA.

Após o lançamento, James Webb irá para o Ponto de Lagrande 2 entre o Sol e a Terra, um ponto gravitacionalmente estável no espaço a cerca de 1,5 milhão de quilômetros do nosso planeta. 

O observatório, que possui um espelho primário de 6,5 metros de largura e um guarda-sol do tamanho de uma quadra de tênis, passará a observar o cosmos em luz infravermelha. Ele estudará as estrelas e galáxias mais antigas do universo e procurará por sinais de vida na atmosfera de planetas alienígenas, entre outras tarefas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!