O cineasta Robert Downey Sr. morreu na noite desta terça-feira (6), enquanto dormia em casa, em Nova York, aos 85 anos de idade. O falecimento do diretor foi confirmado por sua esposa, a escritora Rosemary Rogers. Nesta quarta-feira (7), o ator Robert Downey Jr. publicou uma homenagem ao pai.

“Ontem à noite, papai foi embora em paz durante seu sono depois de anos suportando a devastação do (mal de) Parkinson. Ele foi um verdadeiro cineasta independente e manteve-se extremamente otimista”, escreveu o ator, em sua conta oficial no Instagram. O post também conta com uma antiga foto do pai.

publicidade

Leia mais:

“De acordo com os cálculos da minha madrasta, eles foram casados e felizes por pouco mais de 2 mil anos. Rosemary Rogers-Downey, você é uma santa, e nossos pensamentos e orações estão com você”, concluiu Robert Downey Jr.

O nome de batismo do diretor era Robert Elias Jr. Ele nasceu em Manhattan, em 1936, filho de Robert Elias Sr. e Elizabeth. Ele mudou o sobrenome para Downey, sobrenome do padrasto, quando ainda era menor de idade e queria se alistar no exército.

Robert Downey Sr. foi um dos pioneiros da cena cinematográfica experimental, nos anos 1960, em Nova York. O filme ‘Putney Swope’, de 1969, foi um marco na época e alçou o cineasta a um status de estrela na indústria. Na cena artística, ele prosperou com histórias baseadas no movimento da contracultura.

Além de Downey Jr., Downey Sr. também é pai da roteirista Allyson Downey, ambos fruto do seu primeiro casamento, com a atriz Elsie Downey. O casal se separou em 1975. Em 1991, o diretor se casou com a atriz e roteirista Laura Ernst, e ficou viúvo três anos depois. Ele se casou com Rosemery, atual esposa, em 1998.

Como votar no Olhar Digital no segundo turno do Prêmio Influency.me.

Antes de ser o icônico Homem de Ferro no Universo Cinematográfico Marvel, Robert Downey Jr. chegou às primeiras oportunidades na atuação através do pai. Downey Sr. escalou os filhos, o menino aos 5 e a menina aos 7 anos, para o filme ‘Pound’, em 1970. Jr. e Sr. chegaram a atuar juntos nos filmes ‘Johnny Bom de Transa’ (1988) e ‘Hail Caesar’ (1994).

O cineasta também dirigiu episódios da série ‘The Twilight Zone’, conhecida no Brasil como ‘Além da imaginação’. O último trabalho de Robert Downey Sr. como diretor foi no documentário ‘Rittenhouse Square’, de 2005. Em 2011, ele chegou a atuar em ‘Roubo nas Alturas’.

“Papai definitivamente sempre teve uma visão do que estava fazendo, mas ele estava sempre buscando aquelas pequenas incursões estranhas em outras coisas, que acabaram sendo o que as pessoas se lembram do filme”, comentou Robert Downey Jr., em entrevista em 2014 falando sobre o pai.

Via: Insider / Collider / Los Angeles Times

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!