A oncologista do Cetus Oncologia, Nara Andrade, informou que a pandemia da Covid-19 afetou de maneira drástica o diagnóstico precoce de diversos tipos de câncer. Segundo a médica, cirurgias eletivas, como biópsias, foram suspensas durante a crise sanitária.

A oncologista afirmou que muitas pessoas deixaram de realizar exames regulares desde o início da pandemia, o que dificulta ainda mais o diagnóstico nas primeiras fases do tumor. Andrade ainda alertou que existe uma grande preocupação com o número de diagnósticos de câncer que vão surgir em 2022 e, muito provavelmente, em estágios já avançados da doença.

publicidade
Mulher sentada ao lado de um médico
Segundo oncologista, pandemia afetou os diagnósticos de câncer. Imagem: Chinnapong

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta que 60% dos casos de câncer de cabeça e pescoço são diagnosticados tardiamente no Brasil. O órgão ainda relata que cerca de 40 mil pessoas devem ser acometidas por estes tipos de câncer todos os anos no país, enquanto cerca de 10 mil morrem em decorrência da enfermidade.

Visando alertar a população sobre a necessidade do diagnóstico precoce nestes casos de câncer, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) lançou uma campanha denominada “Julho Verde”.

publicidade

De acordo com a oncologista Tracy Dias, em entrevista ao jornal Estado de Minas, “quando a doença é diagnosticada em estado já avançado, as chances de cura ficam em torno de 40%, enquanto a probabilidade em tumores precoces pode chegar a 90%”.

Leia também!

publicidade

A oncologista Nara Andrade pede que as pessoas fiquem atentas a qualquer alteração, como, por exemplo, feridas na boca e rouquidão que demorem mais de duas semanas para curar.

A médica ainda alerta que o consumo de álcool e cigarros é um dos grandes responsáveis pelo surgimento desse tipo de câncer. Bem como a realização de sexo oral sem o uso de preservativos, devido a transmissão do papilomavírus humano (HPV), uma das doenças sexuais mais comuns.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!