O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (7) que planeja processar as empresas Facebook, Twitter e Google (proprietária do YouTube) por restrições nas plataformas. Os presidentes-executivos de cada uma delas, Mark Zuckerberg, Jack Dorsey e Sundar Pichai, também são alvos de ação.

Trump alega que os gigantes da tecnologia violaram seus direitos da Primeira Emenda e que tentam “censurá-lo”. As reclamações surgem a partir do motim ocorrido em 6 de janeiro do ano passado, no Capitólio dos Estados Unidos.

No episódio do Capitólio, em que apoiadores de Donald Trump invadiram o Congresso dos Estados Unidos em sua defesa, tanto o Twitter quanto o Facebook suspenderam o então presidente de suas respectivas plataformas.

“Acreditamos que os riscos de permitir que o presidente continue a usar nosso serviço durante este período são simplesmente grandes demais”, disse o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, na época

publicidade
Donald Trump considera as restrições das empresas de mídia inconstitucional.
Créditos: Shutterstock

De acordo com informações do Engadget, o ex-presidente norte-americano anunciou a ação judicial em uma entrevista coletiva em Bedminster, no estado de Nova Jersey.

A ação ocorre mais de dois meses depois que o Conselho de Supervisão do Facebook disse que a suspensão de Donald Trump pela empresa era “apropriada”. O organização de Mark Zuckerberg planeja manter a proibição pelo menos até janeiro de 2023.

Leia também:

Os advogados de Donald Trump, muitos dos quais advém da indústria do tabaco, planejam entrar com os processos no Distrito Sul da Flórida e esperam obter o status de ação coletiva com cada um, sem especificar quem eram os outros membros envolvidos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!