O aplicativo chinês WeChat está excluindo contas LGBT comandadas por estudantes de universidades da China. Segundo a plataforma, esses perfis violaram regras de uso do serviço.

De acordo com a Reuters, o conteúdo dessas páginas foi totalmente removido e o acesso bloqueado. As remoções ocorreram na última terça (6). Os alunos estão com medo de uma onda de repressão contra o movimento LGBT no país e que o WeChat seja apenas o começo.

“Eles nos censuraram sem qualquer aviso. Todos nós fomos dizimados”, disse um dos administradores de uma das contas. Ao tentar acessar o perfil, aparece uma mensagem afirmando que aquela conta foi bloqueada por violar os “regulamentos sobre a gestão de contas que oferecem serviço de informação pública na internet chinesa”.

WeChat remove contas LGBT

Os administradores disseram que não receberam nenhum tipo de aviso prévio do WeChat e que as contas eram usadas apenas para grupos da comunidade LGBT, sem nenhum conteúdo que viola os termos de uso do aplicativo.

publicidade

Leia mais:

Muitas dessas contas eram de clubes LGBT ligados com universidades do país e outros eram simplesmente grupos para falar sobe o tema. Alguns desses perfis estavam ativos há vários anos.

Em entrevista para CNN, uma jovem que faz parte de alguns desses grupos disse que as discussões sobre sexualidade passaram a ser reprimidas nas universidades. Segundo ela, há alguns anos era possível falar sobre o tema abertamente a até realizar palestras sobre. Mas agora isso passou a ficar mais restrito.

“Nos últimos anos, o nosso objetivo é simplesmente sobreviver, continuar a dar apoio aos estudantes LGBT e proporcionar-lhes acolhimento. Basicamente, já não nos envolvemos em nenhuma defesa radical”, explicou.

O WeChat não se pronunciou sobre a remoção de contas LGBT da rede social na China.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!