O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) anunciou que está investigando casos que podem levar ao início de um surto de uma bactéria rara e mortal. Até o momento, foram detectados casos de infecções em pelo menos três estados, sendo eles Kansas, Texas e Minnesota, mas as autoridades acreditam que ela pode se espalhar para mais pessoas.

Os pacientes eram dois adultos e uma criança. O primeiro caso foi descoberto em março deste ano e acabou sendo fatal. Os outros dois foram descobertos em maio deste ano, um deles ainda está internado e o outro teve uma melhora e foi transferido para uma unidade de cuidados provisórios.

publicidade
Solo contaminado na China
Solo contaminado é uma das principais causas da melioidose Crédito: Wikimedia Commons

A bactéria em questão é a Burkholderia pseudomallei, que causa uma doença conhecida como melioidose. A contaminação pode ocorrer por meio de contato com água ou solo contaminados, sendo mais comum em locais como o Sudeste Asiático, em diferentes regiões do continente africano, Índia, Oriente Médio e China.

Sinais de atenção

A doença causa uma série de sintomas, como tosse, falta de ar, fraqueza, fadiga, náusea, vômito, febre intermitente e erupção cutânea no tronco, abdômen e rosto. Um aspecto que preocupa as autoridades é o fato de nenhum dos três infectados ter histórico de viagens para fora dos EUA, mas é possível que os três tenham contraído a doença de uma mesma origem.

publicidade

Segundo o CDC, é importante prestar atenção em alguns outros sintomas, como dor localizada ou inchaço, febre, ulceração, abscesso, tosse, dor no peito, febre alta, dor de cabeça, perda acelerada de peso, dificuldade respiratória, desconforto abdominal, dor nas articulações, desorientação, dor de estômago ou no peito e dor muscular ou dor nas articulações e convulsões.

Leia mais:

publicidade

No caso de aparecimento desses sintomas, a recomendação do CDC é procurar rapidamente um médico, principalmente se eles aparecerem logo após contato direto com água ou com o solo. O tratamento contra a melioidose é feito com auxílio de antibióticos e pode durar entre duas e oito semanas.

Com informações de Futurism, CDC e Manual MSD

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!