O telescópio espacial James Webb acaba de passar por uma importante revisão. A inspeção foi feita pela Agência Espacial Europeia, uma das parceiras da Nasa na missão, que também conta com a Agência Espacial Canadense.

Com essa revisão, está tudo certo para o lançamento do topo de um foguete Ariane 5, em uma missão que envolve 9 bilhões e 800 milhões de dólares.

publicidade

A revisão também forneceu especificamente a confirmação final de que todos os aspectos do veículo de lançamento e da espaçonave são totalmente compatíveis.

Segundo as agências espaciais envolvidas, o lançamento deve acontecer no espaçoporto europeu em Kourou, na Guiana Francesa no dia 31 de outubro.

publicidade

Após o lançamento, James Webb vai seguir para o Sun-Terra Lagrange Point 2, um ponto gravitacionalmente estável no espaço a cerca de 1 milhão e meio de quilômetros do nosso planeta.

O observatório, que possui um espelho primário de 6 metros e meio de largura, vai observar as estrelas e galáxias mais antigas do universo em procura por sinais de vida, entre outras tarefas.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!