A Lightyear, fabricante holandesa que é pioneira em veículos elétricos solares, alcançou um grande marco de desempenho e autonomia ao dirigir 441 milhas (710 km) com o protótipo do One. Nunca antes um EV dirigiu tão longa distância com uma bateria relativamente pequena – apenas 60 kWh.

Lex Hoefsloot, CEO e cofundador da startup, explicou que o carro conseguiu registrar o grande alcance com um consumo de energia de apenas 137 Wh por milha, isso a 53 milhas por hora. “Mesmo os carros elétricos mais eficientes do mercado hoje consomem cerca de 50% a mais de energia a esta velocidade relativamente baixa”, disse ao site Automotive World.

publicidade

“Após quatro anos de trabalho árduo e desenvolvimento interno, este é um marco de engenharia e tecnológico muito importante. Isso valida o desempenho de nossa patente e mostra verdadeiramente que somos capazes de cumprir nossa promessa de apresentar o veículo elétrico mais eficiente [do mundo]”, afirmou Hoefsloot – confira o teste do Lightyear One abaixo, em vídeo:

O protótipo do carro elétrico movido a energia solar foi posto à prova na pista de testes Aldenhoven Testing Center, na Alemanha, onde completou um ciclo de direção a uma velocidade de 53 milhas/hora com uma única carga da singela bateria de 60 kWh. A provação foi responsável por avaliar aspectos da máquina, desde a validação do rendimento dos painéis solares, desempenho da bateria, consumo de energia do sistema de refrigeração, até o funcionamento dos motores de roda e do software que opera o automóvel.

publicidade

Sem contar que a etapa de ciclo completo conduzido é crucial para verificar e comprovar todas as suposições de desempenho do “veículo solar”. Além da validação do desempenho técnico do carro movido a esse tipo de energia que ocorreu na Alemanha, outros próximos testes ocorrerão em 2021 para o processo de homologação, como os exames de colisão e um de ciclo de direção oficial (WLTP).

carro elétrico energia solar
Um piloto do Lightyear One na pista de testes. Imagem: Lightyear/Divulgação

“Este marco é uma grande confirmação da escalabilidade do nosso modelo de negócios. Estamos confiantes de que, nos próximos meses, conseguiremos atingir um nível semelhante de consumo de energia na velocidade das rodovias”, complementou Hoefsloot, que ainda explicou que reduzir o consumo de energia por quilômetro de um EV significa fornecer, com uma bateria pequena, muito mais alcance. “Como as baterias são a parte mais cara de um EV, você pode reduzir o preço de compra do carro e obter elétricos acessíveis com uma grande autonomia e que não precisa de muita carga”.

publicidade

Ainda de acordo com o CEO, a Lightyear está comprometida com a missão de tornar a mobilidade limpa disponível para todas as pessoas e em todos os lugares. E boas notícias para quem quer comprar o carro elétrico movido a energia solar e ficar meses sem carregar: atualmente, a fabricante está se preparando para a comercialização oficial do One.

Uma série exclusiva do modelo entrará em produção no primeiro semestre de 2022. Segundo a Lightyear, o desejo é atender ao mercado em massa a partir de 2024.

publicidade
Parte traseira do mais recente protótipo do Lightyear One na pista Aldenhoven Testing Center, na Alemanha. Imagem: Lightyear/Divulgação

Leia mais:

Fontes: Automotive World e Electrek

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!