Muitas pessoas associam o muco a algo nojento, porém ele tem funções valiosas para a nossa saúde, como controlar a flora intestinal e alimentar as bactérias. Além disso, cobre todas as superfícies internas do nosso corpo e, como barreira para o mundo exterior, auxilia na proteção de doenças infecciosas.

Isso ocorre porque o muco age como um filtro que mantém as bactérias dentro ou fora, e as bactérias se alimentam dos açúcares do muco entre as refeições. Ou seja, se pudermos produzir o muco que já está presente no corpo com os açúcares certos, ele poderá ser usado em novos tratamentos médicos.

Agora, pesquisadores do Centro de Excelência DNRF, Copenhagen Center for Glycomics, descobriram como produzir artificialmente o muco saudável. A substância consiste principalmente de açúcares e no estudo, os pesquisadores mostram que são, na verdade, padrões especiais de açúcar nas mucinas que as bactérias reconhecem.

“É a maneira do corpo selecionar as bactérias boas e desmarcar aquelas que causam doenças. E são precisamente os açúcares no muco que agora podemos projetar conforme necessário”, contou a autor do estudo, Rebecca Nason.

publicidade

Leia também:

Os pesquisadores estão particularmente interessados ​​no muco do trato gastrointestinal. Como uma rede de pesca gigante, o muco rastreia todas as bactérias, nosso microbioma. Assim, se alguém pudesse imitar a capacidade das bactérias de se prenderem ao muco intestinal, poderia criar medicamentos orais que se aderem ao muco, tornando-os mais eficazes.

Pode ser difícil fazer com que o medicamento seja eficaz quando ele precisa ser ingerido e absorvido pelo sistema intestinal. Portanto, quando você projeta seu medicamento como uma pílula que o paciente engole, não há certeza de que será totalmente eficiente.

“Um número incrível de doenças tem ligação com a flora intestinal, mas ainda sabemos muito pouco sobre como podemos controlar a flora intestinal no tratamento de doenças. É aqui que as mucinas sintéticas podem abrir novas opções de tratamento”, explicou o professor associado Yoshiki Narimatsu, um dos principais autores do estudo.

Com o muco artificial, também será possível aliviar infecções no corpo. O muco na saliva expele as bactérias e limpa a cavidade oral. “Também mostramos que as mucinas são muito importantes para a forma como o vírus da gripe comum infecta nossas membranas mucosas em competição com as mucinas que inibem a infecção e eliminam o vírus”, disse Narimatsu.

Fonte: Medical Xpress

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!