A Apple lançou o beta da versão 14.7 do iOS, que corrige uma falha que vinha irritando proprietários de iPhones há semanas: basicamente, uma rede Wi-Fi com um nome estranho, com uma combinação específica de caracteres, desabilitava a busca por redes sem fio no aparelho.

Por “estranho”, entenda nomes traziam caracteres não legíveis pelo iOS, como asteriscos e sinais de porcentagem. O problema, porém, não era resolvido desabilitando e reabilitando o Wi-Fi, já que o bug atuava de forma sistêmica.

publicidade

Em outras palavras, recursos como o Airdrop e outras funções sem fio só eram recuperadas mediante a restauração de fábrica da configuração de redes — e, em alguns casos, nem mesmo assim.

O youtuber Zollotech expôs o problema em seu canal:

publicidade

Leia também

Ainda não há uma causa divulgada para a falha do iOS com as conexões Wi-Fi, embora especulações indiquem tratar-se de conflitos na interpretação (“parsing”) do nome da rede. Algumas combinações de caracteres, como %s e %p, são usadas por programadores para “marcar lugar” para um dado que deve ser substituído posteriormente, e não interpretados literalmente.

publicidade

Também não ficou claro se bastava apenas o iOS “ler” a conexão na lista de redes sem fio identificadas, ou se era necessário que o usuário tentasse se conectar a ela para o problema ocorrer.

O beta foi liberado ao final da última quinta-feira (8) para os desenvolvedores parceiros e usuários inscritos na plataforma de avaliação pública do iOS. Ainda não há uma informação sobre a chegada de uma versão estável, mas a julgar pela necessidade dessa correção, é provável que ela não demore a aparecer.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!