“Dar um Google”. A ação tornou-se praticamente uma tarefa diária na vida dos internautas, seja para aprender uma nova receita, para saber mais sobre determinada notícia, fazer um trabalho acadêmico, ou mesmo para quaisquer outras finalidades.

Fato é que o buscador nem sempre fornece os resultados esperados, por mais que o usuário realize inúmeras pesquisas diferentes. É claro que existe a possibilidade de o assunto ser muito específico e existir pouco material online disponível, mas a verdade é que o problema pode estar na forma como as buscas são feitas pelo Google.

publicidade

Isso não significa que há uma maneira correta ou errada de se fazer pesquisas no Google. No entanto, existem algumas combinações — não tão populares — para refinar as buscas e que podem ajudar no processo para encontrar resultados mais assertivos.

Abaixo seguem algumas dicas e truques que podem otimizar as pesquisas no buscador mais famoso do mundo. Pode ser que você conheça alguns deles, mas é bem provável que se depare com um “macete” inédito, até então.

Como refinar suas pesquisas no Google

Use aspas na frase

Ao fazer uma busca por meio de uma frase no Google, o buscador pode retornar com resultados não tão assertivos. Por exemplo: ao pesquisar por “Quando usar JavaScript” (sem as aspas), o site pode exibir pesquisas que contenham as três palavras (ou menos), mas em ordem aleatória.

Pesquisa por "JavaScript" no Google

Já ao usar aspas na pesquisa “Quando usar JavaScript”, o Google procurará por resultados que contenham exatamente o trecho buscado, o que pode facilitar o processo de procura.

Pesquisando no Google com aspas no termo desejado

Use “e”/”ou”

Quando se usa “e” para conectar duas palavras-chave nas pesquisas do Google, será estipulado para que os resultados exibidos contenham ambos os termos pesquisados.

Buscas com o conectivo "e" entre os termos

Já para limitar que os resultados contenham apenas uma das palavras pesquisadas, pode-se usar o conectivo “ou” entre os termos pesquisados.

Buscas com o conectivo "ou" entre os termos

Limite determinados termos

Se pesquisar por “zoom” no Google, poderá encontrar sobre o app de vídeoconferências, o site que compara preços ou mesmo o zoom óptico de dispositivos. Uma grande confusão.

Busca por "Zoom" no Google

Mas, bem, ao digitar “ -‘palavra a ser ignorada’” após a palavra-chave, a busca vai refinar as pesquisas e excluir resultados que contenham o termo a ser “ignorado”. Se o intuito é buscar por “Zoom”, mas evitar resultados sobre o app de chamadas, basta fazer a pesquisa por “zoom -meetings” (sem as aspas).

Eliminando determinados termos na pesquisa pelo Google

Use asteriscos

Caso não tenha certeza do que realmente esteja procurando ou queira explorar o algoritmo do Google ao máximo, vale usar “*” nos termos de pesquisa, já que o caractere funciona como uma espécie de coringa.

Ao digitar, por exemplo, “como criar * em Pyhton” (sem as aspas), o Google vai exibir resultados para criação de classes, telas, arquivos, interfaces gráficas e diversas outras coisas na linguagem de programação. Interessante, não?

Realizando buscas com "*"

Busque sites semelhantes

Quem nunca procurou por sites semelhantes a outras páginas, que atire a primeira pedra. Sim, é possível digitar exatamente “site parecido com [nome da página]”, mas as repostas dependerão de perguntas feitas em fóruns e outras páginas da web (saudades, Yahoo Respostas).

Existe, no entanto, uma maneira bem mais simples para isso: basta usar o termo “related:[endereço do site]” (sem as aspas).

Procurando por sites parecidos no Google

Leia mais:

Pesquise por resultados de determinado site

Também é possível refinar as pesquisas do Google para que o site apresente resultados do termo buscado apenas de uma determinada página.

Ao digitar “site:[endereço do site] ‘termo desejado“, serão exibidos resultados apenas da página desejada.

Busca por resultados de uma mesma página na web

Busque por arquivos específicos

O próprio site do Google possui filtros para páginas de web, imagens, vídeos e notícias, por exemplo. Mas caso a pesquisa tenha objetivo de encontrar algum documento específico (como um arquivo PDF ou PowerPoint), é possível usar uma combinação no campo de busca.

Basta digitar “filetype:[tipo do arquivo] ‘palavra-chave’“. No exemplo abaixo, a intenção era buscar apenas por documentos em PDF que abordassem o tema Covid-19. Deu certo.

Pesquisa por determinado tipo de arquivo no Google

Pesquisas por datas

Sim, o Google oferece a opção para exibir pesquisas em intervalos personalizados. Mas, bem, caso o usuário queria refinar as buscas pelo próprio campo de pesquisa, basta digitar “‘palavra-chave’ before:[data desejada]” ou “‘palavra-chave’ after:[data desejada]“.

Vale lembrar que a tradução para o português das palavras “before” e “after” correspondem a “antes” e “depois”, respectivamente.

Pesquisas por datas específicas
Pesquisas por datas específicas

Faça contas pelo Google

A última das dicas, talvez seja uma das mais conhecidas exibidas na lista. Mas, sim, é possível fazer contas matemáticas diretamente pelo Google sem a necessidade de usar o smartphone ou abrir o aplicativo “Calculadora” no computador.

Basta digitar os números na busca e usar símbolos como “+“, ““, “*” e “/“, para elaborar as contas.

Fazendo contas matemáticas pelo Google

Essas são apenas algumas das dicas para refinar suas buscas no Google. Vale treinar todos os comandos para otimizar cada vez mais os resultados e lembrar que, quanto mais detalhes, maiores serão as chances de encontrar o que está procurando.

Fonte: The Next Web

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!