“Dar um Google”. A ação tornou-se praticamente uma tarefa diária na vida dos internautas, seja para aprender uma nova receita, para saber mais sobre determinada notícia, fazer um trabalho acadêmico, ou mesmo para quaisquer outras finalidades.

Fato é que o buscador nem sempre fornece os resultados esperados, por mais que o usuário realize inúmeras pesquisas diferentes. Por isso, existem alguns comandos para refinar as buscas e que podem te ajudar no processo para encontrar resultados mais assertivos. Confira abaixo algumas dicas e truques para otimizar as pesquisas no Google.

publicidade

Use aspas na frase

Quando você pesquisa uma frase inteira no Google, o buscador por retornar resultados mais amplos. Por exemplo: ao pesquisar Por que usar JavaScript, ele pode exibir sites que contenham as três palavras ou menos e em ordem aleatória.

Pesquisa ampla no Google
Neste caso, o primeiro resultado é um artigo sobre o que é javascript. Imagem: Google / Reprodução

Já ao usar aspas na pesquisa “Por que usar javascript”, o Google prioriza resultados que contenham exatamente o trecho buscado, o que pode facilitar o processo de procura.

publicidade

Leia também:

Especifique onde o termo deve aparecer

Você pode especificar para o Google onde sua palavra-chave deve aparecer: no título, na url ou no texto. Para isso, use um dos seguintes comandos:

publicidade
  • intitle: retorna páginas com a palavra no título.
  • allintitle: retorna páginas que contenham todas as palavras no título.
  • inurl: retorna páginas com a palavra na URL.
  • allinurl: retorna páginas que contenham todas as palavras na URL.
  • intext: retorna páginas com a palavra no conteúdo.
  • allintext: retorna páginas que contenham todas as palavras no conteúdo.

Use “ou”

Você não precisa pesquisar com o “e” para que o Google traga resultados com dois termos, por exemplo, “seo ou busca orgânica”. Porém, quando sua busca inclui sinônimos, você pode (e deve) usar o “ou”. Assim, você filtra sites que tenham uma das palavras-chaves.

Como fazer pesquisa avançada no Google
No exemplo, ao buscar por “SEO ou busca orgânica”, o Google retorna sites que tenham pelo menos uma das palavras-chave. Imagem: Google / Reprodução

Exclua palavras

Se pesquisar por “zoom” no Google, poderá encontrar sobre o app de videoconferências, o site que compara preços ou mesmo o zoom óptico de dispositivos. Uma grande confusão!

publicidade

Por isso, você pode usar o comando de menos junto da palavra a ser ignorada para refinar os resultados, excluindo determinados sites. Por exemplo, a busca por zoom -meetings exclui páginas que falam sobre o app de chamadas.

Como refinar buscas no Google
Use o símbolo de menos para excluir resultados que sejam sobre um assunto específico. Imagem: Google / Reprodução

Pesquise conteúdo das redes sociais

O Google também indexa páginas das redes sociais. Para encontrar determinado assunto no Facebook, Twitter ou similares, basta escrever @redesocial palavra-chave.

Como encontrar assunto de redes sociais no Google
No exemplo, “@twitter ovni” retorna post e páginas dentro do Twitter com a palavra ovni. Imagem: Google / Reprodução

Encontre hashtags

Ainda no tema de redes sociais, você pode encontrar os assuntos mais recentes de determinada hashtag. Para isso, basta usar # antes do termo.

Como usar hashtag no Google
No exemplo, a busca por #tbt retornou resultados do Twitter. Imagem: Olhar Digital / Reprodução

Caso você queira encontrar a hashtag em determinada mídia social, basta inserir o nome que deseja. Por exemplo, #loveyou Instagram.

Descubra significados

Acesse o dicionário rapidamente com o comando “definição” ou “significado” e a palavra-chave. Por exemplo, definição ovni:

Como acessar dicionário do Google rapidamente
Google tem atalho para dicionário: use o comando definição ou significado antes da palavra-chave. Imagem: Google / Reprodução

Use asteriscos

Caso não tenha certeza do que realmente esteja procurando ou queira explorar o algoritmo do Google ao máximo, vale usar asterisco (“*”) nos termos de pesquisa, já que o caractere funciona como uma espécie de coringa e substitui uma palavra na frase.

Ao digitar, por exemplo, “como criar * em Pyhton” (sem as aspas), o Google vai substituir o asterisco por “tela”, “interface gráfica”, “programa executável” e diversas outras coisas na linguagem de programação. Interessante, não?

Realizando buscas com asterisco
Substitua uma palavra por asterisco para o Google retornar resultados com variações. Imagem: Google / Reprodução

Encontre um tamanho de imagem exato

Economize tempo ao buscar por imagens no Google. Com o comando “imagesize:larguraxaltura” (escreva as dimensões em pixels), você encontra imagens no tamanho exato.

Como pesquisar imagem em tamanho exato
Nesta busca, usamos o comando “emoji imagesize:500×400” para encontrar estas carinhas. Imagem: Olhar Digital

Pesquise dentro de site específico

Também é possível refinar as pesquisas do Google para o site apresentar resultados do termo buscado apenas de uma determinada página.

Ao digitar “site:endereço do site ‘termo desejado'”, serão exibidos resultados apenas dentro desta página.

Busca por resultados de uma mesma página na web

Este recurso também funciona para buscar resultados apenas em um domínio, como “.gov”.

Lembre-se de não inserir um espaço entre o comando “site:” e o endereço ou domínio. Também não coloque “http://” ou “www” na url, ok?

Conheça sites similares

Para ampliar sua lista de sites favoritos, use o comando “related:endereço do site”. Assim, você descobre páginas similares a uma que você já visita. O recurso é interessante também para quem que descobrir parceiros ou concorrentes.

Busque por arquivos específicos

O próprio site do Google possui filtros para páginas de web, imagens, vídeos e notícias, por exemplo. Mas caso a pesquisa tenha objetivo de encontrar algum documento específico (como um arquivo PDF ou PowerPoint), é possível usar uma combinação no campo de busca.

Basta digitar “filetype:[tipo do arquivo] ‘palavra-chave'”. No exemplo abaixo, a intenção era buscar apenas por documentos em PDF que abordassem o tema Covid-19.

Pesquisa por determinado tipo de arquivo no Google

Filtre pesquisas por datas

Sim, o Google oferece a opção para exibir pesquisas em intervalos personalizados. Mas, bem, caso o usuário queria refinar as buscas pelo próprio campo de pesquisa, basta digitar “‘palavra-chave’ before:[data desejada]” ou “‘palavra-chave’ after:[data desejada]“.

Como filtrar pesquisa no Google por data
Use os comandos “before” e “after” para filtrar sua pesquisa no Google por data. Imagem: Olhar Digital

Vale lembrar que a tradução para o português das palavras “before” e “after” correspondem a “antes” e “depois”, respectivamente.

Encontre produto de um preço

Conforme as tecnologias evoluem, mais produtos com configurações e preços diferentes aparecem no mercado. Por isso, coloque “$” antes de um valor para encontrar o produto em um preço específico. Por exemplo: smartphone $500.

Encontre produtos de um preço específico
Ao buscar por smartphones $500, o Google retorna produtos com o preço especificado. Imagem: Google / Reprodução

Se você quiser encontrar um produto num intervalo de preços, junto o comando “..” entre os preços. Por exemplo, smartphone $50..$100.

Conclusão

Essas são apenas algumas das dicas para refinar suas buscas no Google. Vale treinar todos os comandos para otimizar cada vez mais os resultados e lembrar que, quanto mais detalhes, maiores serão as chances de encontrar o que está procurando.

Com informações do Google (1, 2 e 3).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!