O CEO da SpaceX, Elon Musk, prometeu que a empresa vai construir “a maior e mais avançada” fábrica de propulsores para foguetes, de acordo com planos revelados pela companhia e comentados pelo executivo no Twitter.

O anúncio veio como resposta à crescente demanda por missões tripuladas pela nave orbital Starship e o uso dos foguetes Falcon Super Heavy, que a lançam em direção ao espaço. Se tudo seguir conforme os planos de Musk, a nova fábrica também pode ter o maior volume de produção, fabricando centenas de propulsores Raptor por ano.

Leia mais

“Logo, começaremos a construção de uma segunda fábrica de propulsores Raptor no campo de testes da SpaceX no Texas. Ela terá foco na produção em grande volume do Raptor 2, enquanto a fábrica da Califórnia ficará com o Raptor Vacuum e designs novos e experimentais”

“Sim. Ela será a fábrica de propulsores de foguete mais avançada e com o maior volume de produção do mundo”

A informação veio do próprio Musk, que postou uma imagem em seu perfil na rede social, com a legenda “Sociedade dos Raptors”, mostrando várias unidades dos propulsores. Usuários questionaram, e o CEO respondeu com a novidade.

publicidade

Também recentemente, o mesmo Musk afirmou que a SpaceX finalmente tinha conseguido resolver uma “pendência” no design do foguete Falcon Super Heavy, anunciando que ele contaria com 33 propulsores Raptor relativamente idênticos.

Basicamente, isso significa que somando todos os estágios uma configuração Super Heavy + Starship terá algo entre 39 e 42 propulsores — sendo três otimizados a vácuo, com bocais maiores, e o restante, modelos padrão.

Imagem mostra cinco propulsores Raptor, usados nos foguetes da SpaceX.

CEO da empresa, Elon Musk anunciou uma nova fábrica de propulsores
Imagem compartilhada por Elon Musk no Twitter mostra uma série de propulsores Raptor, usados pela SpaceX. CEO anunciou construção de nova fábrica para atender novas demandas. Imagem: Elon Musk, via Twitter

As revelações foram feitas pelo CEO no último dia 10, confirmando que a nova fábrica ficará situada em Boca Chica, na parte central do estado norte-americano do Texas. De lá até hoje (14), a SpaceX já instalou os motores da foto acima em um novo protótipo do foguete Super Heavy.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!