A Nasa demorou mais de um mês na busca de uma solução para os problemas apresentados pelo telescópio Espacial Hubble. Agora, finalmente, a Agência Espacial Norte-Americana identificou a causa do mau funcionamento do equipamento.
Em atualização no site oficial, a Nasa explicou que o o problema foi na Unidade de Controle de Energia (PCU) do telescópio. Essa peça fica no computador de carga útil do Hubble e garante que cada componente do hardware receba um suprimento constante de energia. Ou seja, é basicamente a “fonte de alimentação”.
Leia mais:
- Elon Musk promete “a maior e mais avançada” fábrica de propulsores para foguetes
- Contra asteroides: Nasa vai usar Artemis I para criar sistema de proteção
- Cápsula que vai à Lua terá sistema de escape para caso de anomalia
Assim, os níveis de tensão caíram abaixo de cinco volts. Isso fez com que o computador de carga útil recebesse a instrução de um circuito de proteção secundária para interromper suas operações.
“A análise da equipe sugere que ou o nível de tensão do regulador está fora dos níveis aceitáveis (desarmando o circuito de proteção secundário), ou o circuito de proteção secundário degradou ao longo do tempo e está preso neste estado de inibição”, diz a nota da Nasa.
Como votar no Olhar Digital no segundo turno do Prêmio Influency.me
Ainda no comunicado, a agência explicou que nenhum comando do solo foi capaz de reiniciar a PCU. Agora, a equipe responsável pelo Hubble vai mudar para um backup do computador de carga útil, que contém também uma PCU de backup.
“Todos os testes de procedimentos para a troca e as análises associadas foram concluídos e a administração da Nasa deu a aprovação para prosseguir”, continua a nota. A troca vai começar já nesta quinta-feira (15). Se for bem sucedida, vai levar alguns dias para que o telescópio espacial retorne completamente às operações científicas normais.
Uma mudança semelhante foi realizada em 2008, permitindo ao Hubble prosseguir com as operações normais depois que um módulo de Unidade de Comando / Formatador de Dados Científicos (CU / SDF), outra parte do computador de carga útil, falhou. No ano seguinte, uma missão substituiu toda a unidade do computador.
O Telescópio Espacial Hubble começou a apresentar problemas e teve as operações suspensas no dia 13 de junho. O equipamento bem como instrumentos científicos continuaram em modo de segurança.
O observatório foi lançado em órbita em 1990. Ele já realizou mais de 1,5 milhão de observações do universo e mais de 18 mil artigos científicos foram publicados com seus dados.
Via: Nasa
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!