“Me empresta o seu celular?” Para alguns, a pergunta se restringe a um mero favor. Já para outros — até entre os mais íntimos —, isso pode significar um risco à privacidade de suas fotos, contatos, históricos e outros dados privados. Mas para qualquer um dos casos, a boa notícia é que existe uma forma de ceder o seu smartphone Android sem deixar de “proteger” suas informações pessoais.

Isso porque o Android possui uma função para fixar determinado aplicativo. Ou seja, se o indivíduo precisa do celular emprestado para fazer uma busca rápida pelo navegador, existe a possibilidade de restringir o uso do dispositivo apenas para o browser, por exemplo. Caso a pessoa tente acessar qualquer outro aplicativo, vai precisar da digital cadastrada ou da sequência de segurança.

Desta forma, o usuário poderá emprestar o dispositivo sem o peso na consciência de ter seus arquivos pessoais acessados. Isso sem contar que a medida é muito mais elegante do que ceder o smartphone e ficar “no cangote” da pessoa, monitorando toda a atividade, não é mesmo?

Caso queira eliminar mais uma “dor de cabeça” e aprender como fixar aplicativos em seu smartphone Android, basta acompanhar o tutorial abaixo.

publicidade

Leia mais:

Como fixar apps em seu dispositivo Android

Antes de tudo, será preciso habilitar o recurso no dispositivo. Em seu smartphone ou tablet Android, acesse “Configurações”, vá em “Segurança e localização”, expanda a aba “Avançado”, escolha a opção “Fixação de tela” e habilite o recurso.

Habilitando o recurso de fixação de tela no Android

Feito isso, vale perguntar qual aplicativo será usado pelo indivíduo. O exemplo abaixo usou o navegador Chrome, que possibilita acesso a páginas da web ou mesmo pesquisas rápidas no Google.

Após abrir o app no dispositivo Android, toque no botão “Visão geral”, em formato de quadrado. Aí é só tocar sobre o ícone do aplicativo e escolher a opção “Fixar”. O dispositivo exibirá uma notificação de confirmação.

Fixando um app específico pelo dispositivo Android

Basicamente, o processo está concluído. O comando vai restringir o uso do dispositivo Android para o aplicativo em questão e o usuário não conseguirá abrir o WhatsApp, o app Fotos, ou qualquer outra ferramenta.

Para desafixar o app, será preciso pressionar simultaneamente os botões “Visão Geral” e “Voltar”. Mas mesmo que o indivíduo tente dar uma de espertinho, a ação bloqueia o smartphone e será necessário entrar com as credenciais cadastradas para mexer no dispositivo.

Com este truque simples e fácil, você provavelmente não vai hesitar quando alguém pedir o seu smartphone Android emprestado, já que estará seguro de que seus dados e arquivos confidenciais estarão protegidos.

Fonte: How to Geek

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!