O Google lançou nesta quarta-feira (14) a versão Beta 3 do Android 12. Enquanto a versão Beta 2 do sistema focava na introdução de novos aprimoramentos de privacidade, a terceira versão se concentra mais na utilidade, trazendo alguns recursos altamente solicitados e melhorando outros. O Google já começou a disponibilizar o sistema para alguns usuários com aparelhos compatíveis.

Terceira versão beta do Android 12 traz captura de tela em rolagem

Finalmente, um recurso muito solicitado por usuários Android está sendo testado: a captura de tela com rolagem nativa. Já disponível em alguns aparelhos, a ferramenta poderá ser utilizada em telefones como o Google Pixel 5, que ainda não têm essa função.

publicidade
Versão beta 3 do Android 12 traz o recurso de captura de tela de rolagem nativa. Imagem: Google – Divulgação

Ao fazer uma captura de tela, os usuários verão um botão “Capturar mais” para ‘printar’ a página inteira, que pode ser recortada para obter apenas o que você precisa.

Rotação automática melhor e mais rápida

Com o Android 12 Beta 3, o Google também está tornando a rotação automática mais rápida, usando a câmera frontal para detectar a orientação do dispositivo. Isso deve melhorar a experiência “para as pessoas que usam seus dispositivos deitadas no sofá ou na cama, por exemplo”, segundo a empresa.

Leia mais:

O recurso usa o novo Private Compute Core, para que as imagens fiquem apenas no dispositivo e nunca sejam enviadas ao Google. Graças à detecção de rosto e otimizações adicionais do Google, a rotação automática deve ser pelo menos 25% mais rápida do que antes. Este recurso estará disponível em smartphones Google a partir do Pixel 4.

Conheça outros recursos da mais recente versão beta do Android 12

Outros recursos do Beta 3 incluem acesso administrativo para as empresas aos botões de controle de câmera e microfone introduzidos no Beta 2, APIs de indicadores de privacidade para ajudar a ajustar a posição do conteúdo do aplicativo em torno dos indicadores e um novo mecanismo de pesquisa no dispositivo para aplicativos, que permite que os usuários extraiam facilmente resultados de conteúdo de dentro de aplicativos ou de seu dispositivo.

Android 12
A versão beta 3 é a penúltima antes da versão definitiva do Android 12. Imagem: Camilo Concha/Shutterstock

De acordo com o Android Central, o Google também está destacando seu novo foco em jogos para celular com recursos recentemente anunciados como ‘Play as You Download’, que permite jogar antes que o download do jogo esteja completo, e um novo painel de jogo, que chegará a alguns dispositivos ainda este ano.

O Android 12 Beta 3 já está disponível em telefones Pixel selecionados e pode ser instalado por meio de uma atualização OTA. Vários outros OEMs estão participando do programa beta, mas a disponibilidade do sistema pode variar de acordo com o modelo do aparelho.

A próxima versão, o Beta 4, levará o Android 12 ao estágio de estabilidade da plataforma, o que significa que todas as APIs e comportamentos de sistema relacionados aos aplicativos serão finais. 

Nesse ponto, os desenvolvedores não terão que se preocupar com mudanças adicionais na plataforma que podem afetar seus aplicativos. O lançamento do Beta 4 será em agosto, pouco antes da versão estável do Android 12, que deverá ser liberada ao público em setembro.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!