A vacina da Janssen é a única contra a Covid-19 com aplicação em grande escala que usa apenas uma dose. Isso faz com que o imunizante seja altamente requisitado. No entanto, na última semana, a bula do produto sofreu alterações em alguns países do mundo, incluindo o Brasil, por conta da descoberta de novos efeitos adversos raros. Veja o que se sabe até o momento sobre esses efeitos.

Primeiro é importante destacar que todas as agências regulatórias, válido também para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), consideram o imunizante seguro e sua aplicação segue normalmente. A única mudança são os novos sintomas extremamente raros adicionados entre os efeitos colaterais na bula do produto.

Inicialmente, a mudança foi feita pela Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA), que informou que há um risco baixo do imunizante causar o distúrbio neurológico conhecido como síndrome de Guillain-Barré. Segundo o Ministério da Saúde, a condição é a maior causa de paralisia flácida generalizada no mundo, sendo uma doença de caráter autoimune.

Os primeiros sintomas incluem formigamento e geralmente começam cerca de três semanas após um procedimento cirúrgico ou vacinação. O quadro pode evoluir para uma fraqueza progressiva dos membros inferiores, braços, tronco, cabeça e pescoço. A intensidade dessa fraqueza pode variar de acordo com o paciente. Em casos graves, pode ocorrer insuficiência respiratória.

publicidade

A taxa de mortalidade da síndrome de Guillain-Barré é estimada entre 5% e 10% e a maior parte dos pacientes se recupera bem. No entanto, em cerca de 30% dos casos, podem haver sequelas nos anos seguintes após a recuperação.

Outro efeito adverso da vacina da Janssen

A vacina da Janssen ainda teve mais um novo efeito adverso relatado. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) avisou sobre uma possível síndrome de extravasamento capilar. Sintoma raro, mas que pode ser causado pelo imunizante. A Anvisa também alterou a bula do produto.

Foram relatados três casos de pessoas que sofreram da síndrome em todo o mundo após a vacinação. Lembrando que, até o fim de junho, foram aplicadas mais de 18 milhões de doses do imunizante da Janssen. Em um deles casos, a pessoa já havia tido o problema anteriormente e dois morreram.

Leia mais:

A síndrome de extravasamento capilar é uma condição extremamente rara, que causa vazamento de fluido em vasos sanguíneos. Isso pode causar inchaços no corpo, baixa pressão arterial, podendo ainda levar a níveis de baixos níveis de albumina no sangue. Quadro esse que pode levar o paciente a morte. Lembrando que a relação entre a vacina da Janssen e a síndrome de extravasamento capilar ainda é estudada.

“As pessoas que foram vacinadas com plataforma adenoviral, como os imunizantes citados acima, devem procurar assistência médica imediata se sentirem inchaço rápido nos braços e pernas ou aumento repentino de peso nos dias seguintes à vacinação. Estes sintomas estão frequentemente associados à sensação de desmaio (devido à pressão arterial baixa)”, explicou a Anvisa.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!