Há alguns anos, a principal novidade nos smartphones era o reconhecimento de impressões digitais e faces. Agora, diversas fabricantes chinesas, assim como o Google, estão planejando lançar modelos de celulares com tela dobrável e vidro ultrafino (UTG, Ultra-thin Glass) ainda este ano.

Essa é uma tentativa de correr atrás da Samsung, que deu a largada com o lançamento da sua linha Z, e da Huawuei, com o Mate X, alguns dos primeiros smartphones dobráveis, que chegaram ao mercado em 2019.

Leia mais:

Samsung Galaxy Z Fold 2
O Galaxy Z Fold 2 já é parte da segunda geração de dobráveis da Samsung. Imagem: Framesira/Shutterstock

Novidades chegando

A Honor, marca de celulares inovadores criada pela Hawuei e vendida ao grupo New Information Technology no final de 2020, está se preparando para lançar o Magic Fold, seu celular com tela dobrável e vidro ultrafino. O aparelho deve conter uma tela interna de 8,03 polegadas e uma externa de 6,45 polegadas fornecidas pela BOE.

publicidade

Por sua vez, a Xiaomi pode estar criando um sucessor para o Mi Mix Fold, que no primeiro minuto do seu lançamento na China vendeu entre 30 a 40 mil unidades. O suposto aparelho deve vir com uma tela interna de 8,01 polegadas da Samsung Display e uma externa de 6,52 polegadas da CSOT. A previsão é que o aparelho seja lançado dentro de um ano.

Já a fabricante chinesa Vivo pretende lançar o seu próprio celular com tela dobrável e vidro ultrafino no quarto trimestre desde ano. O smartphone terá uma tela interna de 8 polegadas também da Samsung Display e uma externa de 6,5 polegadas da BOE.

No início deste mês, a fabricante patenteou um protótipo de celular com uma câmera que deve funcionar como um drone, soltando-se do telefone e voando e fazendo registros de diversos ângulos.

A Oppo, que ultrapassou a Xiaomi e a Hawuei e se tornou líder em volume de vendas de celulares na China, também está preparando um smartphone dobrável com vidro utrafino. O aparelho deve ser um pouco menor dos que os já mencionados, com uma tela interna de 7,1 polegadas da Samsung Display e uma externa de 5,45 polegadas da BOE. Seu lançamento está previsto para 2022.

Outra novidade que deve chegar em breve ao mercado é o celular com tela dobrável do Google, que também virá com vidro ultrafino. Seu display deve ter 7,6 polegadas, mas por enquanto não há mais informações sobre o aparelho.

Além disso, segundo rumores, a Samsung pode estar se preparando para o lançamento do Galaxy Z Fold 3 e Flip 3 já no próximo mês, durante seu evento Galaxy Unpacked.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Android Authority