Uma bezerra que nasceu com seis patas e dois quadris passou por uma cirurgia nesta quinta-feira (15) no hospital veterinário do Centro Universitário de Valença (UNIFAA), no município localizado no estado do Rio de Janeiro, para corrigir a anomalia. A operação durou duas horas e 15 minutos e foi considerada um sucesso pela equipe de veterinários.

Bezerra com seis patas e dois quadris
Bezerra com seis patas e dois quadris. Créditos: Reprodução/TV Rio Sul

“Esse caso, na literatura, se fala que isso é um monstro. Entre a cintura e as patas traseiras, ela tem outra cintura e outras duas patas”, explicou o médico veterinário e coordenador do hospital veterinário do UNIFAA, Jorge Henrique Sacramento Conceição, ao G1.

publicidade

“Existem registros de casos com até oito patas. Mas, nesses casos, as patas eram penduradas no animal. Não eram articuladas, como é o caso desta bezerra. E, como ela não vai ter condição de parir, a gente também vai fazer a castração dela. A gente vai tentar tirar esta monstruosidade [termo usado na literatura veterinária] dela para ela ter uma sobrevida”, completou o especialista.

Bezerra com seis patas e dois quadris
Bezerra com seis patas e dois quadris. Créditos: Divulgação/UNIFAA

O que pode ter causado a anomalia

De acordo com a equipe médica, a consanguinidade, que é quando animais da mesma família cruzam e potencializam defeitos genéticos, pode ter causado a má formação congênita dos membros da bezerra.

publicidade

“A consanguinidade aumenta a semelhança entre os indivíduos, o que pode evidenciar os defeitos dos animais e provocar efeitos desfavoráveis como a redução geral da fertilidade, sobrevivência e vigor do rebanho. Apesar desse sistema também poder ser utilizado como ferramenta para promover o melhoramento genético dos rebanhos, uniformizando e aprimorando o rebanho, de maneira geral influencia negativamente o desempenho produtivo e reprodutivo dos animais”, explica o site da Fundação Roge.

Bezerra com seis patas e dois quadris
Bezerra com seis patas e dois quadris. Créditos: Divulgação/UNIFAA

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!