A China segue sua ambição espacial também com construções terrestres. Nesta sexta-feira (16), o Shangai Astronomy Museum (SAM), ou Museu de Astronomia de Xangai, foi inaugurado na maior cidade do país. Ele é o maior museu de astronomia do mundo.

O equipamento tem 39 mil metros quadrados (ou 3,6 campos de futebol) e conta com um planetário e um telescópio solar de 24 metros de altura. Além, é claro, de receber exposições. O museu ainda conta com uma arquitetura inspirada nas órbitas dos corpos celestes e na geometria do universo, sem nenhum ângulo reto.

publicidade

Leia mais:

A empresa de arquitetura Ennead Architects que desenvolveu a estrutura do Museu de Astronomia de Xangai. A companhia venceu o concurso, em 2014, para realizar o projeto do SAM. Thomas J. Wong foi designer-chefe do museu.

publicidade

Como votar no Olhar Digital no segundo turno do Prêmio Influency.me

O profissional disse que a inspiração para o museu na China veio do “problema dos três corpos”. Essa é uma questão não resolvida da física clássica. A proposta, originária do estudo da mecânica celeste, tem como objetivo estudar as órbitas de três corpos, sujeitos apenas às atrações gravitacionais entre eles.

publicidade

“A razão pela qual pensamos que o problema dos três corpos era interessante é porque é um conjunto complexo de órbitas. São relacionamentos dinâmicos, em oposição a um círculo simples ao redor do centro. E isso fazia parte da intenção do design — capturar essa complexidade”, explicou Wong, em entrevista à CNN Internacional.

museu de astronomia de xangai china 2
O planetário fica em uma espécie de cúpula suspensa. Imagem: Divulgação

Três arcos transmitem a geometria dos cosmos, o Oculus, a Esfera e a Cúpula Invertida. Eles são instrumentos astronômicos usados para rastrear, respectivamente, os movimentos do Sol, da Lua e das estrelas. Dentro, eles abrigam atrações para os visitantes.

publicidade

No Oculos funciona um relógio solar. Ele fica logo na entrada. Há também um planetário submerso, com a parte inferior emergindo do teto, para criar a ilusão de ausência de peso. O museu ainda abriga uma cúpula gigante de vidro no topo do átrio central. Uma rampa em espiral faz com que o visitante olhe em direção ao ápice, para ver o céu sem barreiras.

Via: Tilt

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!