O rover chinês Zhurong enviou imagens do seu reencontro com algumas partes de seu próprio equipamento — especificamente, o paraquedas e uma proteção traseira —, dos quais se separou quando pousou em Marte em 14 de maio de 2021.

As imagens enviadas pelo Zhurong mostram a planície conhecida como “Utopia Planitia”, onde o material acabou pousando. A área não é muito longe de onde o próprio Zhurong pousou após descer do espaço.

publicidade

Leia também

Pela ordem de uso: a proteção traseira armazenava o paraquedas, e serviu para proteger o Zhurong durante o processo de descida desde a órbita, em direção à superfície.

publicidade

Após a descida, mas ainda no céu marciano, essa parte traseira se destacou do veículo, acionando o paraquedas para desacelerar a queda, fazendo com que ele tocasse o solo do planeta vermelho em segurança.

Quando as fotos foram tiradas, o veículo exploratório chinês estava a cerca de 350 metros de sua área de pouso — e a uns 30 metros dos equipamentos reencontrados. Em outras palavras, ao contrário de quando você bebe além da conta e encontra suas roupas espalhadas pela casa, eles não estavam necessariamente “perdidos”, mas sim em relativa proximidade.

publicidade

O Zhurong é parte essencial da missão espacial Tianwen-1, executada pela Administração Espacial Nacional Chinesa (CNSA, na sigla em inglês). Ela tem por objetivo investigar a geologia da superfície de Marte, além de buscar indícios da presença de água — atualmente e no passado — e coletar informações relacionadas ao ambiente e à atmosfera do planeta.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!