Chegar até o fim de ‘Super Mario Bros.’ (1985) não é uma tarefa tão simples e pode ser desafiador para muitos jogadores. Fazer uma speedrun do jogo, então, é ainda mais complexo. E tem gente que faz isso de olhos vendados, literalmente. É o caso do speedrunner Crescendo, que quebrou recorde mundial ao terminar o clássico do NES em 11’55” completamente às cegas. Confira o vídeo que registra o feito:

Concluir rapidamente o jogo estando vendado não é uma excentricidade isolada. É uma entre as possíveis variantes imaginadas pela comunidade speedrunner para adicionar um grau maior de complexidade ao desafio.

publicidade

No festival Awesome Games Done Quick do ano passado, por exemplo, uma das atrações foi uma speedrun de ‘Mike Tyson’s Punch-Out!!’ com dois jogadores vendados dividindo um único controle. Não menos complexa, a tarefa de Crescendo em ‘Super Mario’ um longo período de tentativas.

Leia também:

O Gamerant relata que o jogador vinha planejando quebrar o recorde de speedrun de Super Mario Bros. com olhos vendados desde maio, mas só começou a praticar a partir de 19 de junho. Desse momento até completar a missão, ele diz ter jogado cerca de 40 horas do título.

Sons como guias

Se em uma speedrun comum já é necessário memorizar muitos aspectos das fases para responder rapidamente nos controles, jogar vendado exige um tanto mais da memória e demanda atenção extra aos sons.

Super Mario Bros. Imagem: Nintendo/Reprodução
‘Super Mario Bros’ é um dos jogos favoritos da comunidade speedrun. Crédito: Nintendo/Reprodução

No vídeo, é possível notar que Crescendo se guia bastante por efeitos sonoros. Quebrar blocos, recolher moedas e esmagar inimigos são algumas das ações que resultam em sons que norteiam a caminhada às cegas pelo jogo.

Outra solução adotada por Crescendo é atirar das bolas de fogo em superfícies quando Mario está com o power-up, o que permite, a partir dos sons, estimar a distância entre o personagem e obstáculos.

Segundo o jogador, o fato de ele ser músico ajudou na empreitada. Em alguns trechos da speedrun é possível notar que Crescendo também se guia pela própria trilha sonora para se localizar.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!