A Johnson & Johnson divulgou na última quarta-feira (14) o recolhimento de cinco linhas de seus protetores solares das lojas. A decisão foi tomada após a empresa identificar uma substância cancerígena nos produtos de cuidado com a pele. Os filtros das marca Neutrogena e Aveeno deverão ser coletados em toda a extensão dos Estados Unidos. Esses cosméticos, entretanto, não são vendidos no Brasil.

Segundo o jornal O Globo, os alertas valem para os seguintes filtros solares em formato de aerossol: Neutrogena Beach Defense, Neutrogena Cool Dry Sport, Neutrogena Invisible Daily, Neutrogena Ultra Sheer e Aveeno Protect + Refresh.

publicidade
Maioria dos protetores solares em aerossol afetados pelo recall da Johnson & Johnson nos EUA pertencem à marca Neutrogena. Créditos: Shutterstock

A Johnson & Johnson explicou que a substância cancerígena, denominada benzeno, foi encontrada em níveis baixos nas amostras de protetores solares durante testes internos.

“Embora o benzeno não seja um ingrediente em nenhum de nossos produtos de proteção solar, ele foi detectado em algumas amostras de filtro em aerossol. Estamos investigando a causa desse problema”, disse em comunicado.

publicidade

O benzeno é uma substância tóxica que, dependendo do nível e da extensão da exposição, pode causar consequências graves à saúde. De acordo com a Johnson & Johnson, a exposição diária aos cosméticos afetados não causaria consequências graves. Ainda assim, a empresa achou prudente realizar um recall dos produtos no mercado norte-americano.

Vale dizer que a preocupação da organização é pertinente, já que os protetores em aerossol podem absorvido pelas pessoas por meio de inalação, pela pele ou por via oral.

publicidade

Leia também!

Com isso, a J&J pretende reafirmar o compromisso de oferecer produtos em plena segurança e qualidade aos seus clientes. A empresa de cosméticos e produtos farmacêuticos ressaltou também a importância do uso de filtros solares para a proteção da pele e prevenção do câncer.

publicidade

No Brasil, a filial da Johnson & Johnson buscou tranquilizar os consumidores e afirmou que as linhas especificamente afetadas por esse recolhimento voluntário não são vendidas no país.

Quanto aos consumidores norte-americanos lesados, a empresa indicou que eles podem solicitar o reembolso caso desejarem. Para isso, é preciso entrar em contato por meio da Central de Atendimento ao Cliente nos EUA.

A Johnson & Johnson também orienta que os consumidores entrem em contato com um médico caso tenham algum problema com os produtos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!