Mesmo em meio à pandemia de covid-19 e com a crise no mercado de chips semicondutores, muitas pessoas estão adquirindo celulares com a tecnologia 5G. Relatórios atuais da Counterpoint Research apontam um forte aumento no interesse por smartphones com o novo padrão de comunicação móvel, que já representam 69% da receita global.

De acordo com o levantamento feito por analistas do instituto, os modelos 5G foram responsáveis por um pouco mais de dois terços das vendas de aparelhos no 1º trimestre de 2021. Tal como, as remessas representaram 39% do volume global de todos os produtos distribuídos.

publicidade
Vendas de celulares 5G atinge 69% da receita global. Imagem: Counterpoint Research/Divulgação
Vendas de celulares 5G atinge 69% da receita global. Imagem: Counterpoint Research/Divulgação

Conforme a pesquisa, o iPhone 12 da Apple ajudou a impulsionar as vendas de celulares 5G, mesmo com a marca registrando leve queda nos três primeiros meses de 2021. Ao que tudo indica, o revés foi compensado por novos aparelhos produzidos por outras fabricantes.

Mesmo assim, a “Maçã” ainda se mantém líder absoluta do novo nicho, seguida por Samsung e a Oppo, que ocupam, respectivamente, o segundo e terceiro lugar no ranking de participação na receita de vendas de smartphones com a nova tecnologia.

O relatório da Counterpoint Research ainda destaca que a Huawei segue perdendo espaço no mercado, enquanto a Vivo e a Xiaomi crescem com o lançamento de de mais aparelhos com suporte a rede de comunicação móvel.

Vendas de celulares 5G atinge 69% da receita global. Imagem: Counterpoint Research/Divulgação
Receita global de smartphones e participação de remessa de 5G por marcas, no 1º trimestre de 2021. Imagem: Counterpoint Research/Divulgação

Quase 90% dos celulares 5G estão na China

Atualmente, a China é o maior mercado de celulares, tablets e dispositivos mobile em geral 5G no mundo. Conforme o Internet Development Report 2021, estudo feito pelo Centro de Informações da Rede de Internet chinês (CNNIC), isso ocorre devido à maior quantidade de produtos com a tecnologia, assim como a diferença de preço em relação a outros países.

Conforme os dados mostras, o número de usuários da nação adeptos à quinta geração de rede móvel ultrapassou 160 milhões em 2020 – ou seja, 89% do número total de pessoas que usam o padrão de comunicação em todo o planeta.

Vale ressaltar que o gigante asiático conta com a maior infraestrutura de fibra óptica do mundo, registrando 916 mil estações em operação dedicadas ao 5G – 70% do total que é usado no planeta.

Leia mais:

Fonte: Counterpoint Research

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!