Um veículo Model X, da Tesla, foi pego de surpresa por um tornado na região de Barrie, em Ontário, no Canadá, e conseguiu sobreviver ao fenômeno natural. Mas, além de passar bem pelos ventos de alta velocidade, o carro ainda conseguiu registrar como fez isso, graças ao seu Modo Sentinela, que filmou todos os momentos da passagem do tornado.

No hemisfério norte, os tornados são fenômenos relativamente raros, anualmente, acontecem cerca de 1.000 deles nos Estados Unidos, enquanto o Canadá enfrenta em torno de 100 tornados a cada ano. Porém, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, a ocorrência desses eventos tem aumentado, algo que pode estar vinculado às mudanças climáticas.

publicidade

O tornado em questão atingiu Bernie na última quinta-feira (15) e deixou nove feridos e um raio de mais de cinco quilômetros de danos, no entanto, felizmente, ninguém morreu. O tornado recebeu uma classificação preliminar EF-2, com os ventos atingindo uma velocidade máxima de 210 km/h.

Veja o registro do tornado pela visão do Tesla Model X:

Alta classificação de segurança

O Tesla Model X conseguiu capturar algumas imagens impressionantes enquanto o tornado passava por ele. As imagens foram feitas graças ao Modo Sentinela da Tesla, que detecta os movimentos ao redor do veículo usando um conjunto de câmeras do sistema Autopilot e alguns registros de segurança. Nas imagens, é possível ver vários objetos voando ao redor do carro.

Entre tudo que foi tirado do chão pelo pela força dos ventos, estão, até mesmo, outros carros. Contudo, o Model X, que pesa cerca de 2,5 toneladas, não se moveu durante o tornado. Provavelmente, isso aconteceu por conta de seu baixo centro de gravidade, cortesia da bateria montada na parte inferior do carro.

Leia mais:

Esse, entre outros aspectos, ajudou o Tesla Model X a atingir algumas das classificações de segurança mais altas do mundo. Apesar de não ter sido tirado do chão, o dono do veículo notou que o carro estava bastante arranhado e amassado pelos destroços, que atingiram os painéis e a carroceria, mas a seguradora deve cobrir todos os danos.

Com informações da Electrek

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!