Recentemente alguns sites publicaram a notícia de que um asteroide de “até 220 metros” de diâmetro vai “chegar à Terra” no próximo sábado (24). Seria preocupante, se fosse verdade. Na realidade a rocha, batizada de 2008 GO20, é uma velha conhecida dos astrônomos, e não oferece perigo nenhum.

É mais um exemplo da tática de sensacionalizar um evento corriqueiro (a passagem de um asteroide por nossa vizinhança) para ganhar cliques. Um desserviço à ciência, e até mesmo aos leitores.

publicidade

Leia mais:

Vamos aos fatos: 2008 GO20 realmente existe. E como o nome indica, foi descoberto em 2008. O tamanho também está correto: ele é estimado entre 97 e 220 metros, segundo dados do CNEOS.

publicidade

Ou seja, maior do que o estimado para o asteroide que causou o evento de Tunguska, que ocorreu em 1908 na Rússia, quando mais de 80 milhões de árvores em uma área de 2,150 km2 foram destruídas. Certamente, por seu tamanho 2008 GO20 teria um grande potencial destrutivo.

Asteroides passam perto da Terra o tempo todo, mas são raros os que apresentam risco real de colisão com nosso planeta. Imagem: Shutterstock
Asteroides passam perto da Terra o tempo todo, mas são raros os que apresentam risco real de colisão com nosso planeta. Imagem: Shutterstock

Mas há um detalhe: ele foi removido da lista de impactos potenciais em abril de 2008 (14 de abril de 2008 às 16:38:27, para ser exato). Ou seja, há mais de 13 anos sabemos que ele tem risco zero de atingir nosso planeta.

publicidade

Isso por causa da distância entre ele e nós no momento da aproximação máxima, estimada em 0,02 unidades astronômicas (AU, de “Astronomical Unit”, medida que representa a distância entre a Terra e o Sol). Isso dá 4.291.963 de km, mais de 10 vezes a distância entre a Terra e a Lua, que é de 384.400 km. 

Mas nem precisamos de todos esses dados para descartar qualquer ameaça de 2008 GO20. Basta olhar a Sentry Table, que lista asteroides de interesse para os cientistas. Logo no começo da página está o aviso: “NO ASTEROID OR COMET WARNINGS – All those tracked are harmless to Earth”. Ou, em português: “NENHUM ALERTA DE ASTEROIDES OU COMETAS – Todos os rastreados são inofensivos para a Terra”. 

publicidade

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!