Planetas chamados de “adolescentes” são aqueles que se encontram em fase de transição — eles não são recém-nascidos, mas também não se estabeleceram completamente. Astrônomos do Instituto de Pesquisa Ambiental da Bay Area e do Centro de Pesquisa Ames da Nasa descobriram quatro exoplanetas desse tipo orbitando estrelas a 130 anos-luz da Terra.

As informações são da missão TESS da agência espacial norte-americana, cujo nome significa Transiting Exoplanet Survey Satellite (Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito, em tradução livre).

De acordo com o estudo, publicado no Astronomical Journal, os planetas em questão orbitam o par de estrelas anãs laranjas TOI 2076 e TOI 1807 (TOI é a abreviação de TESS Object of Interest, ou “Objeto de Interesse do TESS”.) 

Embora as duas estrelas não estejam próximas – elas estão a uma distância de cerca de 30 anos-luz uma da outra – ambas se movem na mesma direção e têm a mesma idade, sugerindo que se formaram no mesmo lugar.

publicidade
TOI 2076 e TOI 1807 estão a uma distância de 30 anos-luz uma da outra. Imagem: Nasa Goddard

Segundo Christina Hedges, astrônoma da Nasa na Califórnia, “aprender mais sobre os planetas nessa fase da adolescência nos ajudará a entender os planetas mais antigos em outros sistemas”. 

TESS procura exoplanetas desde 2018

Completaram-se três anos que o telescópio TESS está na órbita terrestre, monitorando 75% do céu visível. Ele observa quedas sutis na luz das estrelas, que podem ser sinais reveladores de planetas passando na frente de suas estrelas. 

Embora tenha concluído sua pesquisa inicialmente planejada em julho de 2020, o TESS teve a missão estendida até, pelo menos, 2022. Desde o lançamento, o telescópio permitiu aos astrônomos localizar mais de 2 mil candidatos a exoplanetas.

Os três exoplanetas que orbitam a TOI 2076 têm tamanhos entre o da Terra e o de Netuno. Imagem: Nasa Goddard

Entre eles, os três que orbitam a TOI 2076, que têm tamanhos entre o da Terra e o de Netuno. Já o jovem planeta ao redor da estrela TOI 1807 tem cerca de duas vezes o tamanho da Terra. 

Leia mais:

Exoplanetas descobertos surgiram de pedaços de gás, poeira e rocha

Tanto a TOI 2076 quanto a TOI 1807 têm cerca de 200 milhões de anos, menos de um vigésimo da idade atual de nosso sistema solar. 

Seus planetas se formaram, segundo a Nasa, de pedaços de gás, poeira e rocha e, agora, estão se preparando para entrar na fase adulta, que durará bilhões de anos. 

Isso significa que eles são uma boa oportunidade de observar os planetas à medida que crescem, e há muito que os astrônomos não sabem. Por exemplo: como suas atmosferas podem se formar ou como TOI 1807 pode ter surgido.

Fatos curiosos sobre o exoplaneta único que orbita a TOI 1807 são a distância relativamente curta que ele tem de seu sol e seu ano de duração, que os astrônomos acreditam ser de somente 13 horas terrestres. 

De acordo com o site Space.com, os planetas normalmente não se formam tão perto de suas estrelas, o que despertou a curiosidade dos astrônomos.

O próximo passo é determinar as massas dos exoplanetas descobertos. “Se você quiser ver como os planetas evoluem, sua melhor aposta é encontrar muitos planetas de diferentes idades e depois verificar como eles diferem”, disse Trevor David, pesquisador do Centro de Astrofísica Computacional do Instituto Flatiron, em Nova York. “A descoberta do TESS dos sistemas TOI 2076 e TOI 1807 aumenta nossa compreensão sobre a adolescência dos exoplanetas”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!