A startup holandesa Lightyear escolheu a fabricante finlandesa Valmet Automotive para construir o One, carro elétrico movido a energia solar.

A construção do modelo protótipo está programada para começar em janeiro de 2022, seguida pela produção em grande escala no verão europeu (inverno brasileiro) de 2022, de acordo com a Lightyear em nota à imprensa. Testes de desempenho adicionais, otimização e homologação regulatória também devem ser feitos nos próximos meses.

publicidade

A Valmet é uma desenvolvedora e fornecedora de tecnologias bem conhecida na indústria automotiva, com alguma experiência anterior com veículos eletrificados. A empresa produziu, por exemplo, o Karma, antes que a Fisker Automotive tivesse problemas financeiros, e também foi a responsável por montar outros carros ao longo dos anos, como o Mercedes-Benz GLC-Class e a Porsche Boxster.

Ainda no comunicado oficial, a Lightyear diz que passou mais de um ano procurando “o parceiro de produção perfeito” para a construção do carro elétrico movido a energia solar. “Há dois anos, anunciamos nosso protótipo do One. Estamos muito entusiasmados por ter encontrado um parceiro de montagem perfeito com quem iremos fabricar este modelo exclusivo”, destacou o CEO e cofundador da empresa, Lex Hoefsloot.

“A Valmet Automotive é uma grande marca, tem um histórico bem estabelecido e mais de uma década de experiência na produção de EVs. É também uma boa combinação cultural com nossa empresa. Estamos orgulhosos de que em breve realizaremos a produção real do Lightyear”, afirmou o presidente-executivo.

Lightyear One: carro elétrico movido a energia solar tem autonomia de 700 km com apenas uma recarga. Imagem: Lightyear/Divulgação
Lightyear One: carro elétrico movido a energia solar tem autonomia de 700 km com apenas uma recarga. Imagem: Lightyear/Divulgação

O One possui quatro pequenos motores elétricos nas rodas e uma bateria de íons de lítio de 60 kWh. Além disso, todo o teto, capô e tampa traseira são revestidos com painéis solares e, conforme a Lightyear, a energia captada de forma natural pode adicionar de 50 a 70 km de alcance por dia durante o verão. A empresa garante que o veículo registra autonomia total de 725 km com apenas uma única carga e, para ajudar ainda mais no desempenho impressionante do carro, há o coeficiente de arrasto de apenas 0,20 Cx.

“Nossa experiência como fabricante de automóveis, bem como nosso foco em mobilidade elétrica e sistemas de bateria, nos tornam predestinados a processos nos quais a indústria deve ser redefinida”, acrescentou Olaf Bongwald, executivo-chefe da Valmet Automotive. “Estamos prontos para entrar em novas áreas também na fabricação de carros e, portanto, estamos satisfeitos que a Lightyear nos tenha escolhido como seu parceiro de produção.”

carro elétrico energia solar
O carro solar Lightyear One será feito pela Valmet da Finlândia. Imagem: Lightyear/Divulgação

Leia mais:

Fontes: Carscoops e Green Car Reports

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!