Um vídeo que recentemente viralizou nas redes sociais mostra um Tesla Model 3 em meio a uma enchente na província de Henan, na China – área conhecida por ser duramente atingida por inundações históricas entre junho e agosto. Desafiado a ultrapassar o obstáculo, o sedã elétrico pode ser visto borrifando água para o alto com força, mas “sobrevive ao teste” no final, e com certeza se sai muito melhor do que os veículos movidos a combustível nas proximidades, que podem ser vistos completamente estagnados.

A tração traseira do modelo parece permitir que o carro realmente navegue pela água, “como um barco a motor sobre quatro rodas superpotente”, conforme brinca o portal Futurism. De qualquer forma, é um feito notável para um automóvel elétrico ser tão resistente à água – embora não esteja claro se sofreu danos após o episódio. Veja a gravação abaixo:

publicidade

O CEO da montadora, Elon Musk, já se gabou no passado de que os veículos da Tesla são “capazes de nadar”, especialmente outro sedã muito vendido pela empresa. “Nós não recomendamos isso, mas o Model S flutua bem o suficiente para transformá-lo em um ‘barco’ por curtos períodos de tempo”, afirmou ele no Twitter, em 2016. “[Graças ao] impulso via rotação da roda”.

publicidade

A Gigafactory da Tesla em Xangai, de fato, testa os veículos Model 3 e Y simulando uma rua inundada, como relata a Teslarati. Isso porque várias cidades da China sofrem regularmente com tufões que podem causar enchentes e alagamentos severos.

Apesar da habilidade de natação, dirigir um Tesla através de enchentes é uma ideia realmente terrível – não recomendada pela montadora, de acordo com o site oficial. Embora seja muito mais provável que um motor a gasolina seja inundado e quebre quase que instantaneamente, também não há motivos para arriscar veículos elétricos na água só para escapar da enchente.

publicidade

Leia mais:

Fontes: Futurism e Teslarati

publicidade

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!