Mais de 23 mil obras de arte da coleção pessoal do falecido presidente da Samsung, Lee Kun-hee, foram doadas ao governo da Coreia do Sul. Entre as obras estão alguns quadros de Pablo Picasso e Claude Monet.

As obras doadas foram separadas em duas exposições que foram inauguradas nesta quarta-feira (21) no Museu Nacional da Coreia e no Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea (MMCA).

publicidade
“La Lecture”, de Pierre-Auguste Renoir

“La Lecture”, de Pierre-Auguste Renoir. Imagem: Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea

A família fez as doações após a morte do ex-presidente e, de acordo com especulações, a ação faz parte do pagamento da taxação do imposto sobre a herança de 12 trilhões de won (cerca de R$ 54,6 bilhões).

O governo sul-coreano e a família de Kun-hee não confirmaram se a doação realmente seria voltada ao pagamento da dívida. No entanto, os herdeiros anunciaram que esperavam pagar mais da metade do valor de seu patrimônio em imposto sucessório durante um período de cinco anos.

publicidade

No mesmo dia, o Ministério da Cultura, Esportes e Turismo da Coreia do Sul anunciou que a família Lee faria a doação das quase 23 mil antiguidades e obras de arte para as coleções públicas, o que ajudaria os museus coreanos a “competir com museus famosos no exterior”.

‘Clearing after Rain on Mount Inwang”, tela de Jeong Seon (1751)

‘Clearing after Rain on Mount Inwang”, tela de Jeong Seon (1751). Imagem: Cortesia do Museu Nacional da Coreia

Cerca de 1.500 obras foram enviadas ao MMCA, que comemorou o feito. A curadora do museu, Park Mihwaela, afirmou que “ganhamos obras-primas que seriam difíceis de comprar com nosso orçamento anual de arrecadação de US$ 4,35 milhões” e apontou que isso poderá impulsionar o turismo artístico no país.

publicidade

No Museu Nacional da Coreia foram expostos os artefatos mais antigos da coleção, incluindo estátuas budistas, gravuras raras de blocos de madeira e louça de barro da Idade do Bronze.

Leia também!

publicidade

Recentemente, o Ministério da Cultura, Esportes e Turismo informou que planeja construir um novo museu em Seul para abrigar apenas as peças de arte da coleção do ex-presidente da Samsung.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!